Sociedade
Villa Portela, em Leiria, só abrirá no final de Junho
Antes, a Villa Portela terá uma “pré-abertura”, por ocasião do Festival A Porta, a realizar de 2 a 8 de Junho

As obras de requalificação da Villa Portela, em Leiria, e da sua transformação em centro de artes, sofreram um novo atraso. A vereadora da Cultura, Anabela Graça, assume que o espaço já não será inaugurado em Maio, como chegou a ser previsto em Janeiro último. A expectativa agora é que fique “tudo pronto em finais de Junho”.
Antes, a Villa Portela terá uma “pré-abertura”, por ocasião do Festival A Porta, a realizar de 2 a 8 de Junho, decorrendo conversações entre a autarquia e os produtores do evento para “analisar a organização do espaço”.
Segundo a vereadora, o atraso na conclusão das obras deve-se “ao estado do tempo, com a chuva a condicionar o normal desenvolvimento dos trabalhos exteriores”. Já no chalet, falta fazer aplicação de madeiras, intervenção que tem sido também prejudicada pela chuva, devido à humidade, acrescenta Anabela Graça.
O prazo inicial apontava para a conclusão dos trabalhos em Novembro de 2023, ou seja, há já um atraso de quase um ano e meio. Além do dilatar do prazo, também o custo da obra aumentou, ultrapassando os três milhões de euros (o valor da adjudicação foi de 2,8 ME).