Saúde

Visitas no hospital de Leiria obrigam a certificado de vacinação ou teste negativo

22 out 2021 15:08

Estas alterações entram em vigor hoje, dia 22 de Outubro.

visitas-no-hospital-de-leiria-obrigam-a-certificado-de-vacinacao-ou-teste-negativo
Na Pediatria e Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos é permitida a permanência do acompanhante 24 horas
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria anunciou hoje que o acesso de pessoas externas ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), nomeadamente dos visitantes, é sujeito à apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo.

Numa nota de imprensa, o CHL informa que no acesso às instalações hospitalares por não profissionais, é obrigatório o uso de máscara, e deixa de ser realizada a medição da temperatura à entrada.

As visitas e acompanhantes de doentes devem apresentar o certificado digital Covid da União Europeia, ou um resultado negativo num teste à SARS-CoV-2, efectuado nas últimas 72 horas.

O horário de visita nos serviços de internamento (inclui o Serviço de Medicina Intensiva, Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, Unidade de Internamento de Curta Duração do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira e do Hospital Distrital de Pombal, Unidade de Cuidados Agudos Polivalente e Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria) passa a ser entre as 12 e as 20 horas, todos os dias, restringindo-se a um pessoa por doente, com duração de 30 minutos.

Na Pediatria e Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos é permitida a permanência do acompanhante 24 horas e de uma visita nos termos definidos no ponto anterior.

Já na Urgência Pediátrica é possível a permanência de um acompanhante 24 horas.

O CHL refere que no bloco de partos é reconhecido à mulher grávida o direito de acompanhamento durante todas as fases do trabalho de parto, por qualquer pessoa por si escolhida, desde que o obstetra e anestesiologista não identifiquem contra-indicações clínicas.

Também no Hospital de Dia é permitida a permanência de um acompanhante durante a realização de tratamento.

Estas alterações entram em vigor hoje, dia 22 de Outubro.