Sociedade

Voluntários da Batalha organizam recolha de bens para enviar para Ucrânia

27 fev 2022 17:47

Residentes ucranianos na região pretendem enviar já esta segunda-feira alguns produtos

voluntarios-da-batalha-organizam-recolha-de-bens-para-enviar-para-ucrania
Raul Castro reuniu-se hoje com a comunidade ucraniana numa "manifestação pela paz" organizada pela comunidade ortodoxa da Batalha

Um grupo de voluntários ucranianos residentes na região da Batalha, em articulação com o Centro Paroquial do concelho, está a efectuar uma recolha de bens essenciais para enviar esta semana para a fronteira da Ucrânia com a Hungria.

O primeiro envio poderá ocorrer já esta segunda-feira, referiu uma fonte ao JORNAL DE LEIRIA.

O presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, expressou hoje total solidariedade para com a comunidade ucraniana residente no concelho, numa iniciativa realizada junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que contou com a participação de dezenas de pessoas, informa a página de facebook da autarquia.
 
Durante o encontro, foram "dados a conhecer alguns relatos muito preocupantes face à recente invasão daquele país pela Rússia".
 
O evento, designado manifestação pela paz, foi organizado pela comunidade ortodoxa da Batalha com o apoio da Paróquia.

Uma moção de solidariedade para com o povo da Ucrânia foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal do Município da Batalha.

O documento, apresentado pela Mesa da Assembleia Municipal e pelo deputado da Iniciativa Liberal, repudia “a invasão da Ucrânia pelo exército russo, sem qualquer justificação e ao arrepio do direito e das convenções internacionais”.

A moção expressa a “consternação das deputadas e dos deputados, bem como a sua profunda solidariedade para com o povo ucraniano, em particular com a comunidade ucraniana residente no concelho da Batalha”.

“Relembramos também que Portugal e a Batalha sempre foram, e continuarão a ser, um porto de abrigo para todos aqueles que procuram viver sobre os princípios da liberdade, paz e democracia”, refere o documento.