Sociedade

Voluntários vão remover chorão das dunas do Pedrógão

13 jul 2021 11:46

Autarquia de Leiria promove campanha de defesa e protecção do litoral

voluntarios-vao-remover-chorao-das-dunas-do-pedrogao
Chorão das Praias
Alves Gaspar

Nos dias 4 e 27 de Agosto, a praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, recebe uma campanha de voluntariado ambiental para remoção do chorão das praias, uma planta suculenta invasora, natural do norte de África e prejudicial para as flora das zonas dunares do litoral português.

Os interessados em participar nesta acção promovida pelo município devem contactar o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (244 845 651 e cia@cm-leiria.pt).

Esta é uma das acções de uma campanha de sensibilização para a necessidade de preservação das dunas na praia do Pedrógão, na zona do Casal Ventoso, apelando à população e veraneantes que contribuam para a preservação do ecossistema.

No local foram instalados painéis interpretativos da fauna e da flora existente nas dunas, alertando para duas das principais ameaças: o pisoteio pelo ser humano e a proliferação do chorão das praias (Carpobrotus edulis).

Em alguns pontos críticos da Praia do Pedrógão foram ainda colocados prumos com corda de protecção e avisos para lembrar que não se pode pisotear as dunas. 

Em comunicado, a autarquia explica que "as dunas e a sua vegetação são a melhor para a defesa do litoral, protegendo a terra do avanço do mar e das areias. São ecossistemas frágeis, mas com uma variedade de espécies de fauna e flora, algumas delas as únicas e especificas destes habitats. Este ano, a “Recuperação de Ecossistemas" é o tema do programa Bandeira Azul."

Mais informação sobre este tema aqui