Viver

Vortice Dance Company estreia "Pellegrino" e convida peregrinos a entrar no espectáculo

5 mai 2020 15:14

Participação será feita virtualmente

vortice-dance-company-estreia-pellegrino-e-convida-peregrinos-a-entrar-no-espectaculo
Espectáculo poderá ser visto online
DR

A Vortice Dance Company, dirigida pelos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, estreia na noite de 12 de Maio, após as celebrações oficiais no Santuário de Fátima, o espectáculo Pellegrino.

Segundo uma nota de imprensa, trata-se de uma instalação de videomapping, projectada no edifício dos Missionários da Consolata, em Fátima, sem público, mas com transmissão em directo em livestreaming, nas páginas do Facebook da Vortice Dance Company e dos Missionários da Consolata.

Em virtude das medidas de segurança e de saúde, adoptadas pelo Santuário de Fátima, a companhia de dança convida à participação virtual dos peregrinos, através do envio fotografias que serão integradas no contexto do espectáculo.

As imagens, individuais ou de grupos de peregrinos, podem ser enviadas para o e-mail vortice.dance@gmail.com, até ao dia 10 de Maio, com a indicação de autorização de utilização para efeitos do espectáculo Pellegrino e com a informação do local onde foram tiradas ou de onde os peregrinos são naturais.

O espectáculo, explicam os criadores, é “um memorial a todos os peregrinos que este ano, devido à pandemia de Covid-19, não se podem deslocar a Fátima, bem como a todos os que pereceram com a doença. É também uma forma de gratidão para com toda a comunidade médica e hospitalar."

Claúdia Martins e Rafael Carriço sublinham que este será também “um relembrar de outros projectos que a companhia desenvolveu em Fátima, como o espetáculo Fátima, O Dia em que o Sol Bailou, para as comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e Magnificat, Padre Formigão o Apóstolo de Fátima, para a comemoração dos 70 anos da aprovação das constituições da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima."

A Vortice Dance Company, residente em Fátima, é uma das companhias de dança portuguesas com maior reconhecimento internacional e apresentações além-fronteiras, tendo já levado o seu trabalho a mais de trinta países. Devido à Covid-19, a Vortice Dance Company viu cancelada este mês de maio uma digressão no Reino Unido que passaria por dez cidades. A Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa/Cultura – Direcção Geral das Artes. A performance Pellegrino conta com o apoio logístico dos Missionários da Consolata, na pessoa do director, padre Elísio Assunção, que acompanha de perto o desenvolvimento do projecto.