Viver

"Xalavar": Praia da Vieira acolhe evento de arte pública

7 mai 2021 16:35

Serão pintadas obras da autoria dos artistas Draw & Contra, Pantonio, Ricardo Romero e Robot

xalavar-praia-da-vieira-acolhe-evento-de-arte-publica
Iniciativa acontece de 10 a 15 de Maio, nesta praia da Marinha Grande
DR

A Praia da Vieira de Leiria vai acolher o evento de arte pública Xalavar, de 10 a 15 de Maio, iniciativa que conta com a organização e curadoria da associação @riscasvadias, em parceria com a Junta de Freguesia da Vieira de Leiria e o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do projeto Paredes com Memória.

Ao longo do Xalavar serão pintadas obras da autoria dos artistas Draw & Contra, Pantonio, Ricardo Romero e Robot.

De acordo com a Câmara, "esta iniciativa decorre das características, especificidades e singularidades, de Vieira de Leiria, no seu peso e abrangência, não apenas enquanto território físico, mas essencialmente, como terra de gentes sonhadoras, criativas, empreendedoras e trabalhadoras".

O evento encontra ainda a sua justificativa, afirma a Autarquia, "no inegável papel preponderante que a arte pública urbana assume, no carácter inventivo e inclusivo que a arte e a cultura podem e devem assumir na criação do futuro/esperança de uma qualquer sociedade".

Quanto à vertente artística do evento, tem como objectivos principais: a afirmação da Vieira de Leiria como “circuito de arte urbana”, num novo cenário de turismo artístico/cultural de âmbito nacional e internacional e reconhecimento desta como ponto de visita obrigatório no tour de arte pública urbana.

Outros objectivos do Xalavar são potenciar a criação e divulgação da arte pública urbana; e a afirmação e reconhecimento da identidade da Vieira de Leiria através da representação e homenagem ao património histórico e cultural ligado à atividade da pesca artesanal, designadamente da Arte Xávega, ponto de partida para a riquíssima cultura Avieira, expõe a Autarquia.

O projeto Xalavar é co-financiado pelo Programa Operacional Mar 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.