Opinião

A arbitragem no Desporto, a arbitragem no andebol

11 fev 2024 10:22

Se cada elemento desportivo se focar no seu papel, a arbitragem sairá menos evidente e consequentemente o alvo de menos críticas

Quando se fala de arbitragem, a opinião geral é que não temos bons árbitros, e que os resultados são, maioritariamente, influenciados pelas decisões da equipa de arbitragem. Existem muitos fatores, que irão influenciar o resultado de um jogo, mas o adepto, por defeito, ou até por falta de cultura desportiva, irá dar mais foco à prestação dos árbitros.

O árbitro será sempre avaliado pela tomada de decisão no momento de segundos, pelo que muitas vezes para opinarmos a decisão certa ou errada do mesmo, já temos recursos a vários meios, o que por um lado ajuda, mas não permite definição no momento para a maioria das situações, e aqui falamos do nível das nossas competições de andebol.

O árbitro será sempre o decisor imediato, e está muitas vezes sujeito à avaliação do erro dependente do contexto. Ou seja, num jogo de andebol em que o resultado esteja por 20 de diferença, o mesmo erro nunca será avaliado ou aceite da mesma forma que será num jogo que esteja por 2 golos.

A arbitragem no andebol, também muitas vezes é alvo de crítica e má imagem, no entanto temos árbitros que trabalharam e alcançaram o privilégio de estarem entre os melhores da Europa e do Mundo. Destaque para a presença de Roberto e Daniel Martins, dupla da Associação de Andebol de Leiria, com excelentes prestações no Campeonato da Europa, onde arbitraram 4 partidas.

Atualmente, o trabalho do árbitro será sempre mais facilitado se o foco do atleta for em jogar e não na decisão do mesmo. No entanto, muitas vezes o condicionamento do atleta e dos agentes desportivos envolvidos no jogo já vem de trás.

Se cada elemento desportivo se focar no seu papel, a arbitragem sairá menos evidente e consequentemente o alvo de menos críticas. O maior exemplo disso foi a prestação da dupla referida anteriormente, que com a sua excelente preparação, encontrou equipas de alto nível que apenas queriam cumprir o seu papel e vencer, porque também elas estavam apenas focadas no seu trabalho.

Para atingir este nível, temos todos de nos preocupar mais com a nossa função, porque erros irão existir sempre, mas se nos focarmos nos nossos, os dos árbitros irão “passar despercebidos.”

Vamos trabalhar para que a arbitragem seja uma carreira apelativa, porque temos ótimas referências de árbitros no andebol.