Opinião

A falta de civismo retira qualidade de vida à nossa cidade

9 set 2022 21:45

Cuidemos do espaço público com o respeito que ele nos merece

“Respeito e preocupação pela cidade, pelo país e pelas outras pessoas; dedicação pelo interesse público” – é esta a definição da palavra civismo num dos dicionários em papel da Porto Editora que vive há alguns anos numa das prateleiras lá de casa.

Esta palavra e a sua ação exercem um grande impacto na qualidade de vida do dia a dia de cada um de nós e dos locais onde vivemos.

O homem que passeia o seu cão sem trela nas redondezas do bairro.

O animal, sem culpa nenhuma, vai marcando o território da forma que sabe e consegue e passado algum tempo a urina e os dejetos deixados pelo canídeo fazem parte da imagem e do cheiro do local onde os pais depois também levam as suas crianças para brincar.

A anarquia total no abandono do lixo junto aos contentores onde muitas vezes observamos sacos e sacos em plena via pública.

Os automóveis em cima dos passeios e das passadeiras onde deveriam circular exclusivamente pessoas.

O vizinho que decide limpar e desinfetar a sua varanda com lixívia sem se preocupar com a roupa que está a secar dos outros habitantes do prédio que vivem nos andares inferiores nem com as pessoas que circulam na via pública.

Estas e muitas outras situações acontecem diariamente bem perto de cada um de nós, acabando por retirar muita qualidade de vida e afetar a imagem da cidade.

Na verdade, todos nós sabemos que estas ações dão direito a sanções de acordo com os vários decretos de lei publicados em Diário da República, mas não me parece que seja necessário existir um agente de autoridade junto de cada um de nós adultos para que não as pratiquemos de forma leviana.

A qualidade de vida de cada cidade depende, não só do poder autárquico, mas também das pessoas que nela residem. Assistir a alguém a cuspir para o chão ou a atirar o lixo pela janela do carro são ações animalescas que nos envergonham e que nunca deverão ser normalizadas.

A escola tem feito o seu papel de uma forma meritória e tem sido ela a construir o melhor caminho de mudança para melhor, mas os adultos conseguem romper com as boas práticas e mostrar aos mais novos aquilo que não se deve fazer.

Acredito que está nas mãos de cada um de nós a melhoria da qualidade de vida dos nossos bairros, das nossas cidades e de nosso país.

Cuidemos do espaço público com o respeito que ele nos merece, comecemos por estar atentos àquilo que pode ser melhorado na rua onde vivemos e reportemos as entidades competentes através do espaço na internet A Minha Rua, disponibilizado pelo governo e a que a Câmara Municipal de Leiria aderiu.

Através deste programa podemos solicitar a limpeza dos contentores do lixo, a conservação de ruas e pavimentos e a manutenção da iluminação pública.

Sejamos cidadãos mais pró-ativos para que assim consigamos viver numa cidade mais limpa, mais educada, mais respeitadora dos seus habitantes e que se preocupa com o interesse público.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990