Opinião

A importância de trabalharmos com quem gostamos

23 dez 2022 16:44

A maior parte do tempo ativo de uma pessoa é no local de trabalho e daí a importância de ter um ambiente saudável

A qualidade do ambiente de trabalho deve ser uma das principais preocupações, tanto dos empregadores como dos próprios empregados. Um estudo publicado em fevereiro de 2021 no International Journal of Environmental Research and Public Health chegou à conclusão que um local de trabalho tóxico é prejudicial para os objetivos da entidade patronal e pode resultar em stress desnecessário, esgotamentos, depressões e ansiedade nos trabalhadores.

O mesmo estudo também refere que se muitos trabalhadores apresentarem um bem-estar negativo, essa condição irá propagar-se a outros colegas acabando por diminuir a qualidade de trabalho que todos realizam. Uma das definições que os investigadores descrevem como um local de trabalho tóxico é quando nos sentimos desconfortáveis e não podemos pedir ajuda a qualquer colega, resultando numa total falta de apoio.

Por essa mesma razão um outro estudo publicado na revista Forbes, em setembro deste ano, revela que 50% dos trabalhadores nos Estados Unidos da América estão insatisfeitos com o seu emprego, fazendo com que 11 milhões de vagas não sejam preenchidas. Esta mesma situação, numa escala mais reduzida, também acontece na Grã-Bretanha e na União Europeia.

Muitas empresas internacionais já se aperceberam deste fenómeno perigoso e por essa mesma razão começaram a pôr em prática várias medidas para criar bem-estar nas suas equipas. A maior parte do tempo ativo de uma pessoa é no local de trabalho e daí a importância de ter um ambiente saudável. Para estas empresas um ambiente de trabalho saudável revela-se crucial para alcançarem os seus objetivos.

Os funcionários felizes são mais produtivos, tem níveis mais baixos de stress e existe uma probabilidade muito maior de eles permanecerem no trabalho. Os empregadores devem incentivar uma comunicação aberta e promover a colaboração entre todos, desenvolvendo assim o espírito de equipa.

O autor do mesmo artigo, Benjamin Blaker, também revela que “incentivar a um estilo de vida saudável e criar um equilíbrio positivo entre a vida profissional e pessoal são boas práticas para se obter melhores resultados nos locais de trabalho”.

Provavelmente o mundo distraiu-se e focou-se demasiado na inteligência artificial e na importância que os robôs trouxeram às grandes indústrias, mas a verdade é que esse mesmo mundo se está a aperceber que sem o fator humano presente nos seus planos a estrutura não avança da mesma maneira e perde a sua identidade.

Ouvir e respeitar as pessoas é urgente a bem da saúde mental de todos os trabalhadores, empregadores e empregados, que dia a após dia disponibilizam grande parte do seu tempo a bem das suas empresas e instituições.

Por todas estas razões e mais algumas o facto de trabalharmos com pessoas que gostamos e nos respeitam seja uma das principais condições que devemos considerar sempre de forma a que o local de trabalho seja um espaço onde nos sintamos bem, valorizados e principalmente felizes.