Opinião

A pandemia e o esforço online das autarquias

26 fev 2021 14:41

É de salutar toda a estratégia online montada utilizando os diversos recursos das Câmaras Municipais, que permitiu um apoio efetivo aos negócios.

Vivemos num mundo em que, infelizmente, os jornais deixaram de ser os gatekeepers da informação.

Hoje, todos podemos criar uma notícia e difundi-la por milhares de pessoas que as partilham sem fazer verificação da veracidade dos factos. Este panorama fez com que, em vez de termos entrado na era da informação, tenhamos entrado na era da desinformação, das fake news e das notícias negativas no geral.

Como as redes sociais e os jornais (e a nossa vida social) não podem ser só focados em notícias más e destrutivas, parece-me adequado elogiar nos jornais quando há sucesso por parte das instituições que existem na primeira linha de defesa dos munícipes.

As Câmaras Municipais de Marinha Grande e de Leiria estão de parabéns pelo esforço de modernização do seu apoio à sociedade.

É de salutar toda a estratégia online montada utilizando os diversos recursos das Câmaras Municipais, que permitiu um apoio efetivo aos negócios.

No que toca à restauração, a Câmara Municipal de Leiria, com a iniciativa Leiria no Prato, chamou a si a responsabilidade de promover o take away mas igualmente de concentrar os pedidos de entrega em casa das refeições dos restaurantes locais, recorrendo aos taxistas, apoiando o setor da restauração mas também o dos táxis.

O número de entregas tem vindo a aumentar de fim de semana para fim de semana, ultrapassando já as 800, o que é claramente uma vitória para a autarquia e um apoio significativo à economia.

A Câmara Municipal da Marinha Grande, logo no primeiro mês de pandemia, criou um site dedicado à Economia Local onde os utilizadores têm forma de contactar a maior parte da indústria marinhense, comércio tradicional e vendedores dos mercados municipais de forma a encomendar produtos ou simplesmente perceber quem são os vendedores de cada mercado municipal.

Juntamente a isso, a CMMG tem levado a cabo uma campanha de promoção do Compre Local nos outdoors digitais instalados no concelho e nas redes sociais.

Em Leiria, também para o Mercado Municipal, logo no início da pandemia, a CMLeiria criou a Loja Online onde começou a colocar os produtos frescos que se vendem diariamente no mercado.

Esta loja tem tido um enorme sucesso em Leiria e além fronteiras, sendo que há pessoas no estrangeiro que fazem compras semanalmente e mandam entregar em casas dos seus familiares residentes no concelho.

Em 2020, de maio a dezembro, foram feitos 25 mil euros de vendas via Loja Online e só em janeiro de 2021 as vendas atingiram praticamente os 10 mil euros, o que mostra que não só o serviço está a funcionar bem em termos logísticos, mas também que os consumidores estão cada vez mais adaptados à compra online.

Pese embora alguns resultados sejam mais difíceis de medir do que outros, a realidade é que as estratégias online funcionam, seja ao nível da promoção, relembrando constantemente o consumidor que o comércio local existe e é uma opção segura e viável, seja aumentando as vias de comunicação e aquisição entre o consumidor e os vendedores.

Estes dois municípios estão por isso de parabéns pelo esforço feito porque podiam ter-se cingido simplesmente aos apoios financeiros e às isenções relacionadas com a Covid mas foram mais longe, dando novos meios de luta aos comerciantes locais.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990