Opinião

A tecnologia contra os imponderáveis

13 dez 2024 08:00

Conduzir tem riscos, muitos deles imprevisíveis

Contrariamente ao que seria de esperar, entre janeiro e junho, mais de 79% dos acidentes que infelizmente ocorreram nas estradas de Portugal, aconteceram quando estava bom tempo(1), ou seja, com condições atmosféricas que não aparentavam a existência de riscos acrescidos.

Em Portugal, o seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório.

Embora este seja muito importante, porque salvaguarda os danos corporais e materiais causados a terceiros, e também a passageiros, a sua proteção tem alcance limitado, não cobrindo outros tipos de riscos e de danos.

Além das colisões, que foram o tipo de acidente mais frequente no primeiro semestre de 2024 nas estradas de Portugal continental(2), pense-se, também, nas mais de 200 viaturas afetadas, muitas das quais dadas como perdas totais, quando deflagrou o incêndio no parque de estacionamento no Prior Velho, em agosto.

Ou pense-se nos veículos ligeiros incendiados durante os desacatos na Cova da Moura, em outubro, ou nos que daí continuaram a decorrer.

Felizmente, estes eventos são atípicos.

Mas a verdade é que acontecem.

Por outro lado, temos tido intempéries cada vez mais extremas nos últimos anos, resultado das alterações climáticas, o que vem reforçar a importância das coberturas destes riscos.

É nestas situações que, tal como em caso de furto ou roubo, explosões e até raios, um seguro automóvel com coberturas abrangentes assume maior relevância enquanto instrumento de proteção, assumindo-se como uma camada acrescida de segurança e de conforto.

É certo que, face ao seguro obrigatório, o preço a pagar por um seguro mais alargado tende a ser superior.

Mas compensará sempre.

Adicionalmente, neste domínio, a tecnologia tem estado ao serviço dos clientes das seguradoras.

Por um lado, a automação e a digitalização de processos permitiram a redução dos tempos de peritagem, vistoria, análise e resposta em caso de sinistros, e acelera o pagamento das indemnizações devidas.

Um seguro automóvel é uma rede de segurança que protege os condutores contra imprevistos.

Com o avanço da tecnologia, os clientes têm ao seu dispor soluções cada vez mais personalizadas e acessíveis.

Assim, investir no seguro abrangente e adequado a cada um garante não apenas a proteção do património, mas também a tranquilidade face aos riscos imprevisíveis.

1 - Associação Nacional de Segurança Rodoviária, Relatório de Sinistralidade 24h e Fiscalização Rodoviária, Junho de 2024
2 - idem