Opinião

A terra que morre

31 mai 2019 00:00

Numa das escalas na República do Níger, as autoridades de serviço no aeroporto, apercebendo-se de que a aeronave transportava um Presidente de um Estado europeu, desdobraram-se em pedidos de desculpa.

Este título fui buscá-lo a uma obra de Françoise Choay publicada em 2011. É autora de ensaios que introduziram novos modos de pensar a história do urbanismo. No opúsculo La Terre qui Meurt, reúne dois, separados por 40 anos.

O primeiro antecipa a crise da cidade. O segundo constata o fim dos territórios, na sua dupla articulação com a natureza e a cultura.

Choay questiona-se sobre se estamos perante um mero avatar da revolução industrial ou uma obsolescência da espécie humana.

Voltarei ao tema, se me for permitido. Interrompo momentaneamente a invocação da Françoise Choay para contar um episódio que testemunhei.

Em 2005 tive oportunidade de efectuar em avião militar algumas travessias aéreas de África, em missões a Angola e a Moçambique.

Fiz escalas para reabastecimento em diversos aeroportos, e pude, então, observar algumas cidades dessa região.

A baixa altitude, registei fotograficamente as marcas desoladoras da progressão da seca sobre os estabelecimentos humanos. Onde, outrora, o curso dos rios bordejava ruas e praças, emergia agora uma crosta gretada de lama desidratada.

O recuo do rio forçara a retenção dos efluentes e a pasta calcinada pelo sol libertava um pó fino e denso que pairava sobre todo o espaço urbano.

Numa das escalas na República do Níger, as autoridades de serviço no aeroporto, apercebendo-se de que a aeronave transportava um Presidente de um Estado europeu, desdobraram-se em pedidos de desculpa.

Por deficiência de informa&ccedi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ