Opinião

A Tribuna acaba aqui

7 mai 2021 15:34

Com muita pena minha, a Tribuna acaba aqui. Por razões óbvias, designadamente de saúde, ou da falta dela. Não quer dizer que, uma vez ou outra, não regresse ao contacto dos leitores

Em 8 de Janeiro último, quando conduzia em Lisboa, fui vítima de um súbito AVC de que, por milagre, não morri. Levado para o Hospital de Santa Maria de imediato, fui estabilizado e em menos de 24 horas transferido para o hospital da minha área de residência.

Iniciei uma odisseia de quase dois meses, de hospital em hospital, com covids de permeio e muita desordem hospitalar, tendo acabado num “hospício” de má memória em que estive duas semanas. Felizmente, agora sinto-me bem, mas ainda há coisas que levam o seu tempo a sarar.

Neste impasse recebia os meus jornais e sempre dava para ver o que ia lá fora, designadamente na “terrinha”. Ao folhear os jornais, designadamente o Região de Leiria e o JORNAL DE LEIRIA, ocorreu-me que dediquei boa parte da minha vida ao jornalismo regional.

Do Região, a que dediquei alguns dos anos 60, trocando as voltas à censura, acabei por ser “distinguido” com o corte total de um artigo de conjuntura que intitulei “Estado de coisas”. O major da censura não percebeu patavina e com isto fui promovido a um perigoso revolucionário. Não guardo registos e o jornal também não tem memória.

No pós 25 de Abril fui desafiado pelo Dr. João Soares (neto), para editarmos uma revista em Leiria. Chamou-se Cadernos do Distrito de Leiria, sendo ele o editor e eu o director. Saíram seis números e foram muito apreciados em todo o distrito.

Quanto ao JORNAL DE LEIRIA, acompanhei-o de perto desde que o Eng.º Ribeiro Vieira o adquiriu. Foi uma luta cerrada para resistir aos seus convites de colaboração, até que no X aniversário do jornal, em Abril de 1994, me decidi a colaborar, até hoje.

De 1994 a 2020 foram 26 anos de colaboração praticamente ininterrupta, desde as crónicas mensais de página inteira, às tribunas livres, de meia página.

Pelo caminho ficou o livro Um olhar atento - Crónicas de um Jornal, editado pela Jorlis e prefaciado pelo Eng. Ribeiro Vieira e pelo Prof J. Amado da Silva, em Maio de 2006 (ainda restam exemplares na Arquivo).

O formato Tribuna prevaleceu desde a reforma gráfica do Jornal, em Dezembro de 2000, mas veio a reduzir-se à dimensão dos 3000 caracteres, por imperativo da redacção.

Em Novembro de 1998, nas provas para Professor-Coordenador do ISCAL, onde lecionei, o arguente da parte curricular, o leiriense Prof. Cadima Ribeiro, evidenciou a importância de escrever para um jornal regional como o JORNAL DE LEIRIA.

Umas semanas antes, na luta contra a regionalização, o Eng. Ribeiro Vieira e o Prof. Ernani Lopes inspiraram-me textos e colóquios a favor do Portugal Único que, como se sabe, venceu. Os elogios de grande parte dos leitores, que me escreviam, eram estimulantes. Passei a ser mais conhecido na cidade e no distrito.

Com muita pena minha, a Tribuna acaba aqui. Por razões óbvias, designadamente de saúde, ou da falta dela. Não quer dizer que, uma vez ou outra, não regresse ao contacto dos leitores. Mas fá-lo-ei por recurso ao espaço público dos leitores (cartas ao director?).

Despeço-me com amizade e gratidão por todos estes anos agradáveis. Passo à categoria de simples (mas atento) leitor. Muito obrigado por tudo e muito sucesso para o JORNAL DE LEIRIA.