Opinião

A Tripla Hélice

24 mai 2018 00:00

O modelo de inovação da hélice tripla refere-se a um conjunto de interações entre academia, indústria e governos para promover o desenvolvimento económico e social.

Foi há cerca de 17 anos, enquanto fazia o mestrado cujo nome demasiadamente pomposo deixava esconder a sua importância para as políticas económicas e para a vida real, que pela primeira vez ouvi falar do conceito de tripla hélice.

O Mestrado de Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do ISEG, onde professores como Manuel Mira Godinho (um dos maiores investigadores de inovação nacionais), Bento Caraça (uns dos mais eminentes cientistas portugueses), Manuel Laranja (o pai da inovação industrial em Portugal) e até Manuel Heitor (atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) ensinavam como tudo aquilo que havia aprendido durante 5 anos de Licenciatura em Economia não estava inteiramente correto.

Afinal, capital e trabalho não eram a chave, mas sim conceitos como Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Conhecimento. Esta constatação de que a história importa (que as capacidades das empresas são idiossincráticas e não abstratas como nos modelos microeconómicos), que a tecnologia é fundamental para o crescimento (como previam Schumpeter, Arrow e Nelson), que os agentes económicos dificilmente são racionais, abalou 5 anos de modelização e matematização económica.

O modelo de inovação da hélice tripla refere-se a um conjunto de interações entre academia, indústria e governos para promover o desenvolvimento económico e social. Este conceito (entre muitos outros da “economia da inovação”) acabou por moldar de uma forma muito prática o crescimento dos EUA, com as ligações de universidades, como o MIT,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ