Opinião
Acabou o Inverno, chegou o frio
Como de costume, muitas coisas me apoquentam no fim do Inverno
As coisas continuam bastante baralhadas, e não penso apenas meteorologicamente. Esta semana avistei de relance, acho eu, uma nespereira em avançado estado de maturação, antecipando em semanas a regular chegada deste simpático fruto asiático! Não tomem, contudo, este avistamento como certo, podendo apenas confirmar o olhar delirante que ultimamente me distrai de mais amargas realidades.
Como de costume, muitas coisas me apoquentam no fim do Inverno. O prolongar deste último estertor do peso da noite que nos últimos meses nos acompanhou, cansa.
Formando um crítico momento em que tudo parece complicado e nada luminoso, pelo menos à minha volta: a prisão de Macaco e a derrota fatídica de Cafôfo na Madeira, os salários de polícias e professores, a qualidade da gestão dos casinos Solverde, as cheias e o mau tempo no Algarve, o preço das botijas de gás, a guerra no Sudão, o surpreendente regresso do matacão (também conhecido como tamancos, ou meias solas: “quando a barba desce mais do que a patilha, ocupando todo o lado do rosto, até ao ângulo do maxilar inferior, onde às vezes, ou mais acima, fica arredondada”), a assustadora debilidade do papa, a febre catarral ovina (também dita, “doença da língua azul”), a Páscoa na Terra Santa (ou a falta dela), a importância de anualmente caiar a adega, o escudo nuclear francês sobre a Europa, a questionável qualidade do frango assado, o parque aquático da Barosa (equipado com super-veloz TGV), o custo dos ovos, da farinha e do bacalhau, o calor que se aproxima e os inevitáveis incêndios florestais, as coisas estranhas que certamente nos vão trazer os faustos caudais do Lena e do Lis, o curioso fenómeno de observação de água a correr que entusiasma as pessoas sobretudo ao fim-de-semana, a curiosidade e os limites dos carros eléctricos, a manada de gruas que avança sobre a cidade (nova Singapura?!), ou as palpáveis dificuldades no plantio da Mata Nacional de Leiria (a areia perdeu enfim a sua fertilidade!?).