Opinião

Afinal, vivemos ou não acima das nossas possibilidades?

24 nov 2017 00:00

Ou seja, em larga medida, se PIB < PI, o país está a consumir mais do que está a produzir e, por isso, está a viver acima das suas possibilidades e a criar um défice externo.

Do ponto de vista da Macroeconomia (ou seja, do todo da actividade económica), um país vive acima das suas possibilidades quando o valor da produção é inferior à procura interna realizada. Isto é, quando, com os recursos que temos, consumimos mais do que produzimos.

Uma das ópticas de apuramento do PIB é a da despesa. Ou seja, PIB = Consumo Privado (C) + Consumo Público (G) + Investimento (I) + Exportações (X) – Importações (M) A Procura Interna (PI) é a soma de C + G + I. Portanto, PIB = PI + X – M. No entanto, X – M expressa o saldo na Balança de Bens e Serviços, ou seja, a balança comercial do país com o resto do mundo.

Nesse sentido, o sistema de Contas Nacionais diz-nos que: Se o valor do PIB for menor do que o da PI, X será menor que M, e teremos um saldo negativo com o exterior em termos de comércio internacional.

Ou seja, em larga medida, se PIB < PI, o país está a consumir mais do que está a produzir e, por isso, está a viver acima das suas possibilidades e a criar
um défice externo.

PIB Óptica da Despesa, em milhares de euros

 

PIB

Procura Interna

X - M

2000-2010

154.125

167.308

- 13.183

2011-2014

171.000

172.776

- 1.776

Fonte: Pordata e INE

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ