Opinião
Analiticamente… normal
Nas últimas semanas temos assistido a novo escândalo que tem causado espanto: a influência da Cambridge Analytica nas eleições americanas e no referendo sobre o Brexit.
Esta pequena empresa de consultoria política usa técnicas de análise de dados para desenhar estratégias de comunicação política.
Olhando para esta descrição, não se percebe qual a diferença para tantas outras empresas que auxiliam políticos e partidos em épocas de eleições.
No entanto, o que distingue a Cambridge Analytica é a sua eficácia e a capacidade que tem de dirigir mensagens personalizadas (ou quase) a cada eleitor, usando os anúncios do Facebook.
Assim, parece plausível que a empresa tenha contribuído decisivamente para eleger Trump e para levar o Reino Unido para fora da União Europeia.
Causou grande indignação a forma como a Cambridge Analytica conseguiu identificar as características dos diferentes eleitores que pretendia atingir com as suas campanhas: usou dados do Facebook que teriam sido recolhidos para investigação científica, num aparente abuso.
Cerca de 300.000 (trezentas mil) pessoas responderam a um inquérito e isso permitiu recolher informações sobre…50.000.000 (cinquenta milhões) de pessoas!
Causou, portanto, alarme a capacidade de usar informação que nós, cidad&atil
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.