Opinião

Antecipar cenários

22 fev 2025 10:27

Há de facto dias em que mais vale não sair da secretária, e muito menos antecipar cenários de esplendor, facilmente desfeitos pela dura realidade

A passagem de mais um São Valentim revelou-se fatídica para o jantar romântico que vinha há algum tempo preparando. O que antecipei como um momento de celebração, em que encheria a barriga de comes e bebes em boa companhia, tornou-se num monte de problemas e de indesejáveis despesas.

O preço do champagne disparou para valores nunca vistos, sendo desafortunadamente obrigado a brindar com rosé; estacionar o carro (que aluguei em honra de tão especial data) revelou-se tarefa praticamente impossível, e ainda apanhei uma carga de água (e alguma gripe) no carreiro que tive de trilhar até à sala de jantar.

A roupa que estreava para a ocasião (adquirida poucos horas antes nuns saldos extraordinários) encolheu de forma surpreendente e custou-me sobremaneira alcançar a carteira para pagar a multa de estacionamento com que por entre a intempérie fui ainda brindado por um rancoroso agente da autoridade.

Há de facto dias em que mais vale não sair da secretária, e muito menos antecipar cenários de esplendor, facilmente desfeitos pela dura realidade. Ainda assim, acabei a degustar uma agradável pizza ripada em forma de coração, com sabor a charcutaria variada, tomate, queijo e pão abundante.

Acompanhei o café com um cálice de Carvalho, Ribeiro & Ferreira, que, como de costume, me ajudou a esquecer a chatice que tinha sido chegar até ali, e me balanceou para o próximo desafio, que também se mostrava complicado.

Fui obrigado a evoluir até ao espectáculo de um Dj que veio do Algarve até às Meirinhas, chamado Danni Gato, onde me juntei a um público jovem, hoje muito ligado a batidas afro, ou mesmo afro-house, que, confesso, não me importo nada de ouvir.

Em pleno Ciclo da Morte, que ainda nos acompanhará mais algumas semanas, lembra-se nesta coluna o triste desaparecimento de Moisés do Espírito Santo, que entre a Rebolaria e o mundo, entusiasmou alunos e leitores com a sua energia e criatividade, desafiando-nos com alguns dos mais interessantes textos sobre a região, em particular no que toca o mítico eixo Leiria-Batalha.