Opinião

Arábia Saudita sinónimo de Estado Islâmico

11 dez 2015 00:00

A Al Qaeda não existia nem existe. O que há são um conjunto de organizações terroristas em diferentes países que o Ocidente passou a chamar de Al Qaeda para ser mais fácil dizer ao povo quem são os ‘maus’.

O ser humano tem uma grande dificuldade em aceitar que não sabe responder a determinadas questões. Sempre foi assim, por exemplo, quando os portugueses não conseguiam atravessar o ‘Cabo da Tormentas’, ponto sul do continente africano, o mesmo se devia à presença de um monstro, o Adamastor, e não à sua falta de conhecimento ou capacidade dos próprios marinheiros. À pergunta como surgiu o Mundo ou o Homem? A resposta segue a mesma lógica…foi Deus. E quem é Deus? É Tudo.

O mesmo se passa hoje em relação ao terrorismo. Aquando dos atentados do 11 Setembro os Estados Unidos culparam Bin Laden e a sua organização terrorista Al Qaeda. Mas será que realmente sabiam quem tinha sido culpado? Será que a Al Qaeda existia? Claro que não. A Al Qaeda não existia nem existe. O que há são um conjunto de organizações terroristas em diferentes países que o Ocidente passou a chamar de Al Qaeda para ser mais fácil dizer ao povo quem são os ‘maus’.

Nos últimos tempos tem-se feito o mesmo em relação ao denominado Estado Islâmico. Mais uma vez o Ocidente para esconder a sua ignorância, ou manipular a opinião pública, arranjou uma denominação para algo que não sabe o que é. Ou não pretende dizer o que realmente sabe.

À questão como é o que o Estado Islâmico apareceu? A resposta, de acordo com Ziauddin Sardar, presidente do Muslim Institute, é muito simples - o Estado Islâmico é a Arábia Saudita. Claro que é mais fácil dizer que são terroristas que exploram os mais fracos e seguem o Islão radical, que são seguidores de um qualquer clérigo radical, mas se formos rigorosos na nossa análise a resposta de Sardar faz todo o sentido.

As leis que o Estado Islâmico segue são exatamente as mesmas em vigor na Arábia Saudita: as mulheres têm de ter um guardião masculino e andar cobertas, e crimes como a blasfémia são sentenciados como chicotadas e uma mulher que cometa adultério pode ser condenado à morte. A única diferença é que a Arábia Saudita faz tudo isto em segredo e o Estado Islâmico faz em público e promove as mesmas atrocidades. Porque pouco falam disto em público? Simples.

Os países ocidentais como os Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha apoiam a Arábia Saudita por motivos económicos e militares. A Arábia Saudita é o seu principal cliente de armas e seu principal fornecedor de petróleo.

*Professor e Investigador