Opinião

Artes Visuais | Uma viagem de ida

23 fev 2024 09:00

Precisamos de mais Maras no mundo, pessoas impelidas a conseguir coisas incríveis

Mara Mures acabou o ciclo de ensino e pensou fazer uma viagem pela América Latina, de bicicleta. Convidou uns quantos amigos a acompanhá-la numa volta que previu durar três meses, mas acabou por ir sozinha e demorar um ano e meio. Começou na Argentina, foi ao sul da Patagónia e acabou na Venezuela. Andou apela Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile. Espreitem num mapa. Vão ficar de queixo caído, É BUÉ.

Durante a viagem fez 6 diários gráficos, escritos e pintados onde descreveu os imensos sítios por onde foi passando e as imensas pessoas que foi conhecendo. Estes diários podem ser apreciados agora na exposição Uma viagem de ida, na Casa Varela - Pombal, lado a lado com mapas assinalados com o percurso, pequenos objectos que foi coleccionando, e umas quantas pinturas e esculturas que surgiram no rescaldo.

Nas paredes da belíssima sala que a exposição ocupa, a autora pintou um mapa a ilustrar o percurso e suspendeu no centro do espaço “La Nave”, a bicicleta que fez o percurso com ela e que conta com mais de 17.000 quilómetros no lombo. Foi editado um livro com as entradas nos diários, datadas e ilustradas com pinturas. A leitura é leve e fácil de acompanhar, mas o que dá um ar cool à coisa, são sem dúvida nenhuma, as pinturas. Têm um ar de esboço, mas são detalhadas e quando acompanhadas dos pequenos textos e legendas, tudo nos parece muito bem observado e descrito.

Saí da exposição arrependido de nunca ter tido a coragem de embarcar numa aventura desta magnitude, mas inspirado a tentar encontrar um momento na vida onde o possa fazer. Parece que combina o tempo e espaço necessário para pensar e pintar, com a exigência duma ganda dose de humildade e uma atitude destemida na vida.

Mara Mures teve a coragem que eu nunca tive e o resultado ficou para a posteridade, felizmente em forma de pintura. Precisamos de mais Maras no mundo, pessoas impelidas a conseguir coisas incríveis.