Editorial

Assobiem para o lado

12 mai 2022 12:00

Se por azar deixa acumular duas facturas depositadas tardiamente na caixa do correio, o mais certo é ficar sem abastecimento de água

A semana passada, abordámos aqui os crónicos atrasos na distribuição da correspondência por parte dos CTT.

Esta semana, voltamos ao tema não só para reforçar a ideia do laxismo com que é encarada esta deficiente prestação de serviços, mas sobretudo para dar conta das consequências que enfrentam os consumidores, enquanto Governo e instituições continuam claramente a assobiar para o lado.

Como aqui relatámos, no passado dia 30 de Abril, um sábado, houve distribuição excepcional de correspondência em várias zonas do concelho de Leiria.

Grande parte das cartas depositadas nas caixas do correio eram facturas de água e electricidade, algumas com os prazos de pagamento já ultrapassados.

Se no caso da electricidade, a EDP, por exemplo, envia um SMS aos consumidores com os códigos de pagamento antes de terminado o prazo, no caso dos SMAS, se a factura chega com atraso, o cliente tem de fazer o pagamento directamente na Loja do Cidadão, em Leiria. 

Se não o fizer, e se por azar deixa acumular duas facturas depositadas tardiamente na caixa do correio, o mais certo é ficar sem abastecimento de água.

De nada vale contactar com os serviços dos SMAS e solicitar a emissão de um novo código para pagamento por Multibanco, porque a resposta é negativa.

Mesmo explicando que a factura chegou já depois de ultrapassado o prazo de pagamento e que a lei determina que as facturas de águas e resíduos têm de ser entregues aos utilizadores com uma antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data limite de pagamento.