Opinião

Cidade de Leiria vs Leiria Shopping

19 dez 2021 15:45

Para vencer a competição com o shopping falta ao centro de Leiria conseguir ter mais vida cultural

O comércio do centro de Leiria, pela sua dimensão e importância, teve durante muito tempo a capacidade de atrair pessoas de toda a região, de Pombal, Ansião, Marinha Grande, Batalha, Ourém, Nazaré, Alcobaça, e até de pontos mais distantes como Tomar ou Peniche.

Em 2010 o Leiria Shopping instalou-se às portas da cidade, na confluência de todas as estradas e autoestradas de acesso a Leiria.

O shopping podia ter sido implantado em continuidade com o centro da cidade, aumentando assim a capacidade de ambos em atrair pessoas, mas preferiu ficar isolado.

O shopping, aberto das oito da manhã à meia-noite, veio oferecer 115 lojas, o maior hipermercado da região, estacionamento gratuito, segurança, casas de banho limpas, uma praça da alimentação e até cinema.

As pessoas da região deixaram de ir fazer compras ao centro de Leiria e passaram a ir ao shopping.

Em 2016 até a loja da Zara, que é maior referência para a localização do comércio, desistiu de estar no centro de Leiria e aumentou a sua loja no shopping arrastando consigo muitas outras lojas.

O centro da cidade parecia condenado à decadência.

É estranho que um empreendimento com a dimensão do Leiria Shopping tenha optado por uma estratégia irresponsável que a curto prazo iria destruir o comércio do centro de Leiria… e ainda mais estranho é que Leiria o tenha permitido!

A localização do shopping longe do centro foi o maior erro urbanístico da história de Leiria e originou uma competição destrutiva entre o shopping e a cidade.

Um shopping é uma maravilha da sociedade de consumo, uma grande caixa sem janelas onde tudo é controlado para reduzir as pessoas a consumidores eficazes.

Só que a vida não se reduz apenas a consumir e o centro da cidade com os seus monumentos, museus, teatros, biblioteca, jardins, espectáculos, cafés, encontros, participação cívica, festas, cultura e diversidade tem vindo a mostrar que pode atrair mais pessoas do que qualquer shopping.

Mas para vencer a competição com o shopping falta ao centro de Leiria conseguir ter mais vida cultural, espaços pedonais seguros e confortáveis, excelentes transportes públicos, estacionamentos a preços aceitáveis e mais oferta de lojas.