Opinião

Cinema | Fevereiro, o Regresso

8 fev 2022 20:00

O mês de Fevereiro tem sido um mês especialmente vivo no que toca a cinema. É mês de Oscars, os grandes prémios do cinema, das big stars na red carpet

O mês de Fevereiro tem sido um mês especialmente vivo no que toca a cinema. É mês de Oscars, os grandes prémios do cinema, das big stars na red carpet, e de grandes corridas às salas para não perder nenhum dos nomeados. Essa tradição tem sido quebrada nos últimos dois anos, por conta da pandemia, tendo a cerimónia sido realizada, em 2021, no mês de abril e em 2022 está marcada para 27 de Março.

Desde a primeira cerimónia da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, em 1929, o evento rapidamente ganhou grande influência no mercado de produção e distribuição de cinema, estabelecendo-se como um dos maiores selos de qualidade que um filme pode ter na sua promoção — quer concordemos, ou não.

A 29 de Abril de 2021, Mais Uma Rodada, uma coprodução da Holanda, Dinamarca e Suécia, estreou em 46 salas portuguesas — um número muito superior ao habitual para filmes não americanos — na semana após ter ganho o Oscar de Melhor Filme Internacional. Este prémio surge pela primeira vez em 1956, então designado por Melhor Filme de Língua Estrangeira. Em 2020, a designação foi alterada para Melhor Filme Internacional, no entanto, o critério da língua manteve-se imaculado. Para concorrer a este prémio, os filmes não poderão ser falados, na sua maioria, em inglês — excluindo a maior parte dos filmes que países como o Reino Unido ou Austrália possam candidatar. Essa é outra polémica inerente a este prémio: cada país poderá apenas candidatar um filme.

Em 2020, o filme escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na candidatura ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2021, Listen, de Ana Rocha de Sousa, foi rejeitado pela Academy por ter mais de 50% dos diálogos em inglês. A Academia (a Portuguesa) escolheu Vitalina Varela, de Pedro Costa, em alternativa. O filme acabou por não passar à fase de pré-nomeados.

E em 2022, onde está Portugal nos Oscars? Onde sempre esteve, fora deles. Em 2021, a Academia escolheu A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, como o representante de Portugal e, pela 38.ª vez, não passámos à short list. Os pré-nomeados foram anunciados a 21 de Dezembro e já no próximo dia 8 de Fevereiro ficaremos a conhecer a lista final de nomeados aos Oscars 2022. Depois destes isolamentos e medidas todas, que seja a desculpa perfeita para regressarmos às salas.