Opinião

Cleptocracia

7 abr 2016 00:00

O que nos tem sido dado ver no pós-revolução em matéria de bem-estar social, o que temos visto é um novo riquísmo que só passivos deixa em contínuo ao País e aos cidadãos.

Herança Sommer
Durante anos, em especial por volta nos anos sessenta, a imprensa leiriense dava conta da acesa contenda judicial travada entre os herdeiros Sommer, liderada pelo empresário Champalimaud que na região dominava a gestão da Empresa de Cimentos de Leiria. O diferendo acabaria por ser resolvido, porém, para nós, para os da minha geração, ficaria gravado nas nossas memórias o acutilante papel de António Champalimaud que acabaria por conduzir outros negócios na região como fora a aquisição do Banco Pinto & Sotto Mayor. Homem de rija tempera, antes partir que torcer.

(...)

Cleptocracia
Por mim, de momento, não encontro palavras que bem caracterizem a obra do velho gestor que, obviamente, deixará o seu nome e o da família Champalimaud ligado a tão nobre empreendimento. Em antítese, o que nos tem sido dado ver no pós-revolução em matéria de bem-estar social, o que temos visto é um novo riquísmo que só passivos deixa em contínuo ao País e aos cidadãos, passivos que hão-de consumir o esforço das gerações próximas. Se algum vez forem solvidos.

*Mestre em Gestão

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo