Opinião

Como se faz (a) política em Leiria

27 jun 2019 00:00

Corre nos bastidores que é o PS a querer afastar o presidente da Câmara de Leiria, porque é por demais evidente que o vice-presidente, candidato à sucessão, não tem credibilidade e precisa do lugar para se tornar credível aos olhos dos leirienses.

Raul Castro, com alguma propriedade e a maior graça, costumava designar os socialistas de Leiria por «passarinhos». Ele que veio do CDS, tomou, de assalto fácil, o poder à esquerda e demonstrou uma arte e engenho sem paralelo entre nós. Impôs o seu nome para a sua candidatura à Câmara, aproveitando o erro crasso de Helder Roque que optou por esperar que Damasceno cumprisse o último mandato para depois concorrer sem opositores de peso.

O cálculo até parecia bom, mas o improvável aconteceu, e Castro, com a ajuda de parte da estrutura do PSD local, derrotou Damasceno.

Neste momento, corre nos bastidores que é o PS a querer afastar o presidente da Câmara de Leiria, porque é por demais evidente que o vice-presidente, candidato à sucessão, não tem credibilidade e precisa do lugar para se tornar credível aos olhos dos leirienses. 

Assim, tudo é oferecido a Castro para o afastar, inclusivamente, o lugar de cabeça de lista às legislativas de outubro.

O “problema” é que ele não gosta de ser visto como homem sem palavra.

Ele prometeu, expressamente, aos leirienses o cumprimento do mandato até ao fim e não quererá acabar a sua carreira política conotado com a decisão de colocar o interesse pessoal à frente do interesse público que, apesar dos erros cometidos, sempre honrou, quer na política, quer enquanto funcionário e dirigente da Autoridade Tributária.

A lista de deputados do PS estará, pois, toda ela, condicionada a interesses que nada têm a ver com os interesses do distrito.

João Paulo Pedrosa, agora deputado, deve o seu lugar à surpreendente falta de coragem de António Sales que, temendo-o, lhe deu o lugar na lista e lhe terá oferecido, em troca,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ