Opinião

Dia Mundial do Doente de Alzheimer

22 set 2016 00:00

Sabe-se que as doenças neurodegenerativas originam grande parte das demências, sobretudo as mais prevalentes no Homem.

Atendência de crescimento da população idosa é um dos traços mais salientes da sociedade atual. Portugal enfrenta atualmente uma realidade que, sendo comum aos países europeus, começa a ter um impacto relevante: o aumento significativo da população idosa.

Com o envelhecimento há diminuição do volume cerebral, acompanhada por uma alteração ao nível dos neurónios, integrados nos circuitos nervosos, responsáveis pela manutenção das atividades cerebrais cognitivas. Assim, parece evidente que as interações que induzem ao envelhecimento e à morte celular estão na base não só do envelhecimento do organismo, no seu conjunto, mas também nos processos patológicos que provocam as doenças neurodegenerativas.

A deterioração cognitiva é um elemento fundamental para a distinção entre indivíduos que sofrem ou não de demência. Desta forma, sabe-se que as doenças neurodegenerativas originam grande parte das demências, sobretudo as mais prevalentes no Homem (Alzheimer).

A síndrome demencial (demência) é constituída por um conjunto de sintomas que correspondem a um declínio contínuo e geralmente progressivo das funções nervosas superiores que incluem entre muitos outros perda de memória, diminuição da agilidade mental, diminuição das funções executivas (planear, organizar e decidir), dificuldades de expressão, problemas de compreensão e de julgamento.

*Psicólogo/Neuropsicólogo
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.