Opinião

Diagnóstico em relação à Atividade Física: o português é I&S

28 jan 2024 10:22

Cerca de 73% dos portugueses referiram que “nunca fazem exercício ou desporto ao longo da semana”

Inativo & Sedentário, é este o perfil relativo à Atividade Física da maioria dos portugueses (entre os 15 e mais de 55 anos), de acordo com o Eurobarómetro 525, Sport and Physical Activity, da Comissão Europeia, de setembro de 2022. Inativos porque não cumprem as recomendações (mínimas) da Organização Mundial de Saúde (OMS), de prática de 30 minutos de Atividade Física moderada diária (e.g. caminhar, jardinar ou deslocar-se de bicicleta) ou de 15 minutos de Atividade Física vigorosa diária (e.g. correr, nadar ou dançar). Assim como também não realizam atividades físicas de fortalecimento muscular, pelo menos, duas vezes por semana (e.g. exercitar-se num ginásio).

Cerca de 73% dos portugueses referiram que “nunca fazem exercício ou desporto ao longo da semana”. Não, estes números não são um reflexo da Covid-19, pois já em 2017 (Eurobarómetro 472) a mesma instituição reportou cerca de 68% de portugueses na mesma situação. Não fosse esta inatividade física, por si só, bastante prejudicial, também os portugueses são sedentários. Sedentários porque apresentam imensos comportamentos “sem movimento” (estar deitado, reclinado ou sentado) ao longo do seu dia (e.g. estar sentado na atividade laboral, conduzir um automóvel ou estar reclinado ou deitado no sofá, em tempos de ecrã) e “fazem-nos” de forma prolongada no tempo.

Apesar de a OMS recomendar a limitação do tempo em comportamentos sedentários, assim como a sua substituição por comportamentos “com movimento” (e.g. levantar-se periodicamente no local de trabalho, estacionar um pouco mais longe do destino ou usar o telefone em pé/movimento), o Eurobarómetro 525 reporta que, cerca de 47% de portugueses passam entre 2 horas e 30 minutos a 5 horas e 30 minutos nestes comportamentos sedentários.

Dramaticamente, cerca de 20% afirmam passar entre 5 horas e 30 minutos a 8 horas e 30 minutos sentados! Por outro lado, há indivíduos que, ainda que sejam ativos (i.e., cumprem as recomendações mínimas diárias de Atividade Física), apresentam bastantes destes comportamentos sedentários ao longo do dia e fazem-no prolongadamente, o que se traduz em malefícios que podem, inclusivamente, afetar negativamente os benefícios de serem fisicamente ativos.

Neste espaço de opinião irei, ao longo de 2024, discorrer sobre várias temáticas da Atividade Física, como, por exemplo, os seus benefícios e riscos; as barreiras para a prática; a necessidade de tornarmos as cidades (mais) ativas; os meios de transporte ativos e sustentáveis, entre outras.

Este espaço tem como objetivo alertar e sensibilizar para a necessidade de uma mudança comportamental, individual e coletiva, no que à Atividade Física concerne, percebendo-a e usufruindo da mesma, como uma ferramenta/meio para uma melhor Qualidade de Vida e Bem-Estar.