Opinião

Do fim da União Soviética ao fim da União Europeia.

24 jun 2019 00:00

Também na União Europeia temos líderes autoritários, Urban na Hungria, Salvini em Itália, Andrzej Duda na Polónia, só para citar alguns.

Em 2021 marca os 30 anos do fim da União Soviética. Uma superpotência constituída por 15 repúblicas, que ocupava um sexto do território do planeta, foi a responsável pela derrota de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, pioneira na corrida espacial com o envio do primeiro satélite da história, o Sputnik, e colocando o primeiro homem no espaço, Yuri Gagárin.

Sem esquecer que tinha o maior e mais poderoso exército do mundo com o maior arsenal nuclear que há memória.

No entanto, num curto período de tempo desmoronou-se e em dezembro de 1991 foi mesmo dissolvida.

Segundo vários especialistas os princ ipais motivos para a dissolução da União Soviética foram: o Autoritarismo dos seus líderes, uma estrutura hipercentralizada e burocrática, um sistema económico inefic az e uma liderança incapaz e fraca de líderes como Leonid Brezhnev, Yuri Andropov e Mikhail Gorbachev.

A Europa não aprende com a história e o fim do projeto europeu, que nasceu no pós Segunda Guerra Mundial, parece caminhar para um fim “idêntico” ao da União Soviética.

Também na União Europeia temos líderes autoritários, Urban na Hungria, Salvini em Itália, Andrzej Duda na Polónia, só para citar alguns.

A UE é uma organização burocrática e centralizada e os seus últimos líderes e os atuais são fracos, pouco inteligentes, incapazes de mobilizar e irrealistas.

Para já não referir as relações pouco claras que têm com grupos económicos pouco transparentes como o Goldman Sachs do qual o antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, é lobista.

Os sinais do fim da UE

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ