Editorial

Gastar a sola dos sapatos

1 abr 2021 14:46

Contamos consigo, conte connosco.

Uma nova etapa, a mesma ambição. O JORNAL DE LEIRIA nasceu com um propósito: dar uma nova perspectiva ao jornalismo de proximidade. É esse o seu ADN, continua a ser essa a nossa motivação. Ao iniciarmos esta semana um novo ciclo, com a reestruturação da direcção, reiteramos o compromisso de manter o foco naquilo que mais gostamos de fazer: informar e contribuir para uma sociedade mais esclarecida, crítica, justa e solidária.

Vivemos tempos exigentes, que apelam à criatividade e à capacidade de resiliência. Estamos conscientes disso. Sabemos que hoje, o futuro já não é amanhã, é agora!

Cada vez mais, nesta área em que nos movemos, o foco está na rapidez com que se dá uma notícia. E nós já aceitámos esse desafio, sem abdicar dos princípios de rigor, isenção, independência e pluralismo. Queremos fazê-lo ainda melhor, esforçando-nos para ser um jornal presente, colaborativo e inclusivo, mas também atento, escrutinador e interventivo.

No fundo, queremos continuar a ser o seu jornal de confiança. E sabemos que só o conseguimos se continuarmos a “gastar a sola dos sapatos”, como lembrou recentemente o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia das Comunicações Sociais.

É verdade que a imprensa nacional, e a imprensa regional em particular, enfrentam enormes desafios, agora agravados pela pandemia. Hoje, mais do que nunca, os jornais têm que se reinventar, conquistar o seu espaço no mundo digital, sem perder de vista as metas da sustentabilidade.

Também o sabemos e, nesse sentido, estamos atentos para não nos deixarmos cair na tentação de fazer apenas “uma informação construída nas redacções, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem ir ao encontro das pessoas”, conforme alertou também o líder da Igreja católica.

Mesmo neste período de incertezas, de distâncias forçadas, prometemos tudo fazer (respeitando obviamente as normas de segurança) para continuar a estar onde estão as pessoas, onde estão as histórias.

Afinal, tudo tem uma história. E a nossa missão é contá-la de forma clara, actual, objectiva, desenvolvida quando se justificar, mas também apaixonada. Feita a ‘declaração de intenções’, vamos ao trabalho!

Contamos consigo, conte connosco.