Opinião

Há mesmo eleições europeias?

16 mai 2019 00:00

É o que acontece quando se quer transformar eleições ditas europeias em eleições primárias nacionais! E aqui, “quem não tiver culpa que atire a primeira pedra”.

Meu Caro Zé,

Vais estranhar a minha pergunta e, como não tens mais informações, até poderás pôr a hipótese de elas terem sido adiadas ou, no limite, que já não havia União Europeia.

Neste último caso, o título seria diferente, como por exemplo, “Para onde foi a União Europeia?”. E olha que, estudando bem a situação, esta outra pergunta também não é descabida.

Mas voltemos à pergunta do título, que vou procurar analisar através do substantivo e do adjetivo que aí figuram. Comecemos pelo adjetivo: europeias?

A avaliar pelo que se tem passado até agora, as questões verdadeiramente europeias e, também, a lógica, os objetivos, os direitos e os deveres de Portugal nesse contexto são, praticamente, assuntos inexistentes, ou seja, começo quase a dar uma resposta negativa à segunda pergunta, que disse que não trataria, com base no modo como a Europa é tratada pelos putativos candidatos às tais eleições.

É que o que se vê são as quezílias internas, o atirar culpas, o aproveitamento de incompetências políticas, a que não são alheios objetivos de atrapalhar também a governação, saindo, afinal, o tiro pela culatra”.

É o que acontece quando se quer transformar eleições ditas europeias em eleições primárias nacionais! E aqui, “quem não tiver culpa que atire a primeira pedra”.

Passemos agora ao substantivo: Eleições!

Tanto quanto se apregoa, num espaço verdadeiramente democrático, os representantes do povo são eleitos por

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ