Opinião

Instabilidade e incerteza

15 fev 2019 00:00

Em Gestão, como na vida, não há receitas mágicas, fórmulas de êxito garantido, nem sequer casos de sucesso fáceis de explicar – os poucos que há são “ovos de Colombo”.

Quem estuda Gestão rapidamente descobre que há uma resposta mágica que responde adequadamente à maioria das questões: “depende”.

Em Gestão, como na vida, não há receitas mágicas, fórmulas de êxito garantido, nem sequer casos de sucesso fáceis de explicar – os poucos que há são “ovos de Colombo”.

As decisões ‘certas’ das empresas são sempre dependentes das suas características (o que sabem fazer bem e o que lhes falta), para além das circunstâncias de cada momento.

Afinal, bastante semelhante à perspetiva de Ortega e Gasset “O homem é o homem e a sua circunstância”.

É por esta razão que tanto tempo dos cursos de Gestão é passado a tentar perceber “a circunstância” e como compreendê-la. Porque quando compreendemos o que está a acontecer ao nosso redor, conseguimos tomar decisões certas mais vezes.

É por isso, portanto, que os gestores lidam melhor com “circunstâncias” estáveis, compreensíveis e previsíveis: é possível fazer planos para lidar com o que se conhece. Quando não se conhece, não há planos, apenas improvisos.

O final da segunda década do século XXI está a revelar-se difícil para as empresas e os gestores, ainda que a conjunt

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ