Editorial

(In)sustentabilidade social

8 jun 2023 09:30

Este fluxo anual de imigrantes “não chega para contrabalançar” tudo o resto que entra na nossa balança demográfica

O debate político em torno da questão tem existido, algumas medidas têm sido tomadas, mas o problema de fundo continua a persistir: os portugueses têm cada vez menos filhos e o País tem vindo a perder uma média de 20 mil habitantes por ano, na última década.

Se este ritmo se mantiver, prevê-se que, em 2070, a população em Portugal se situe apenas nos oito milhões, sendo que cerca de 35% terá mais de 65 anos.

É verdade que a quantidade de imigrantes que escolhe o território luso (e em particular a nossa região) para viver, tem aumentado sucessivamente nos últimos sete anos. Mas, ainda assim, este fluxo anual de imigrantes “não chega para contrabalançar” tudo o resto que entra na nossa balança demográfica, como nos alerta o presidente da Associação Portuguesa de Demografia, nesta edição.

Segundo Paulo Machado, Portugal enfrenta uma “situação de emergência” do ponto de vista demográfico, com desequilíbrios intergeracionais que podem colocar em causa a sustentabilidade social. E dá um exemplo concreto. Numa pequena aldeia, os idosos continuam a receber a sua reforma e, do ponto de vista económico, é pouco relevante haver jovens ou não na povoação. Mas do ponto de vista social, sem gente nova por perto, quem olha por esses mesmos idosos, quem controla se eles precisam de ir ao médico, quem lhes compra os medicamentos ou lhes leva o gás ou o pão?

Embora este possa ser um exemplo que nos remete para as regiões de um interior cada vez mais despovoado, não podemos deixar de pensar também nos meios urbanos, onde a velocidade dos dias e a crescente mobilidade vão fomentando a indiferença para com o vizinho do lado.

É que, apesar de (supostamente) tudo estar mais à mão numa cidade, e de haver seguramente mais gente jovem cosmopolita, podem não ser suficientes as tímidas tentativas de melhores práticas sociais nem as experiências pontuais com projectos intergeracionais.