Opinião

Intimista e mágico

28 jun 2022 15:45

Fadeinfestival 2022 vai ser tão especial

O primeiro episódio-relâmpago do Fadeinfestival 2022 é também o primeiro que acontece no pós-confinamento.

É por isso que vai ser tão especial e eu já explico porquê.

Antes disso, quero lembrar-vos que este evento de concertos episódicos e repentistas que a Fade In faz em Leiria, é o mais antigo que esta associação cultural organiza.

Desde 2001, já passaram por este festival nomes internacionais firmados (alguns até históricos) como os de Diamanda Galás, Blixa Bargeld, Michael Gira, Xiu Xiu, Destroyer, Combichrist, A Silver Mt Zion, God Is An Astronaut, Laibach, Matt Elliott, Das Ich, Die Form, Von Magnet, Jarboe, Planningtorock, Smog, Suuns, Owen Pallet ou Wovenhand, só para citar uns quantos…

Desta vez, e para assinalar um regresso em grande, a Fade In proporciona um serão verdadeiramente luxuoso.

Primeiro, porque se trata de um concerto com a prestigiada norte-americana Emma Ruth Rundle; segundo, porque é um concerto intimista limitado a 100 pessoas; terceiro, porque vai decorrer no lindíssimo Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Igreja da Misericórdia); quatro, porque o acesso é gratuito!

Não foi por isso de estranhar que, no início de Fevereiro, quando a Fade In anunciou o concerto, as inscrições tenham esgotado em escassos minutos.

O espetáculo desta multifacetada artista na cidade do Lis vai acontecer às 21h30 de quinta-feira, dia 7 de Julho, mas a artista também actua em Lisboa (Culturgest, dia 5) e no Porto (Casa da Música, dia 6).

Emma Ruth Rundle é dona de uma vasta e qualitativa obra, registada em nome próprio ou em bandas como Nocturnes, Red Sparrows e The Marriages, e ainda em colaborações com Thou, Drab Majesty e Chelsea Wolfe.

A autora de temas tão marcantes como Marked For Death, Protection, Shadow Of My Name ou Darkhorse, vai apresentar-se em palco com um piano de cauda e guitarra, e presentear a plateia, sobretudo, com temas do álbum Engine Of Hell, uma obra de canções deliberadamente despidas, onde emergem a sua aveludada voz, as emoções que nela se sentem, e uma simplicidade tão tocante quanto arrebatadora.

Vai ser mágico!