Opinião
IPLeiria: é mesmo defendido por todos os partidos da região?
Mas assumirão todas as forças políticas esta importância na Assembleia da República? Está claro que não quanto ao PS.
Todas as forças políticas concordarão com a afirmação de que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) é uma referência do distrito e um agente fundamental para o desenvolvimento económico de toda a região.
Mas assumirão todas as forças políticas esta importância na Assembleia da República? Está claro que não quanto ao PS.
O IPL atravessa hoje graves problemas de tesouraria, devido ao incumprimento do acordo de legislatura celebrado pelo Governo e pelas Instituições de Ensino Superior, colocando em causa o normal funcionamento da sua atividade principal, o ensino de excelência.
O acordo assinado entre o Governo e as Instituições de Ensino Superior em 2016 garantia que o Governo não iria proceder a cortes ou cativações de verbas e que compensaria as instituições por alterações legislativas que existissem.
Contudo, em dezembro passado, o IPL emitiu um despacho no qual suspendeu aquisições e cabimento de despesas por indisponibilidade de tesouraria, resultante do não reforço orçamental pelo Governo de aproximadamente 630 mil euros para fazer face a alterações legislativas.
Além desta situação colocar em causa o normal funcionamento do IPL, também compromete a execução de projetos de investigação e desenvolvimento, algo que tem sido uma peça fundamental da estratégia e atividade do IPL.
Se esta postura do Governo em relação ao IPL é lamentável, é igualmente a do PS que a propósito destas dificuldades procurou “chutar” as responsabilidades para o próprio IPL, evocando a sua menor capacidade de arrecada&
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.