Opinião

Jornadas Europeias do Património 2021

29 ago 2021 15:45

É mais uma excelente oportunidade para fazermos parte da cultura e do património que nos envolve

Entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro decorrerão as Jornadas Europeias do Património (JEP) subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”.

Todos são convidados a participar nas JEP que têm como objetivo reunir as pessoas em redor do património, da cultura que as circunda e na diversidade respetiva e coletiva.

Uma vez mais, a Direção-Geral do Património Cultural (Património Cultural) aposta na parceria com as autarquias e as instituições locais no sentido de promover as iniciativas locais e nacionais e que estas sejam capazes de “explorar e expandir o que habitualmente oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas”.

E, para tal, a referida Direção tem uma página na internet (http://www.patrimoniocultural.gov.pt) onde os diversos parceiros vão divulgando as atividades que estão a agendar para os referidos dias.

Esta, além da referida promoção, acaba por ser uma agenda nacional onde todos podem consultar e escolher as iniciativas em que pretendem participar.

Os municípios e as instituições do distrito de Leiria não são exceção, bem pelo contrário, e estão a organizar, como tem sido habitual em anos anteriores, imensas atividades relacionadas com o património e a cultura.

Basta estarmos atentos e, além de pesquisarmos na referida página, consultarmos as informações que vão sendo divulgadas na imprensa local e nas redes sociais.

Esta, além da programação anual existente em cada concelho, é mais uma excelente oportunidade para fazermos parte da cultura e do património que nos envolve, com a nossa identidade própria na procura de fazermos parte da identidade coletiva, e usufruirmos de visitas guiadas, muitas delas temáticas, exposições, palestras, ateliers, espetáculos de várias índoles e, decerto, também muita atividade on-line que, no fundo, é a nova realidade que a Covid-19 nos trouxe.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990