Opinião

Leiria é uma festa

28 out 2022 12:08

É o respeito e o equilíbrio entre as várias funções urbanas que tornam possível que estas coexistam concentradas num espaço - a cidade.

A cidade é uma invenção extraordinária, um espaço onde se conjugam várias funções que as pessoas gostam de ter à mão – casas, escritórios, oficinas, templos, escolas, hospitais, lojas, cafés, restaurantes, teatros, ruas, praças, jardins, hortas, campos de jogos, e muitas outras coisas boas e úteis. É o respeito e o equilíbrio entre as várias funções urbanas que tornam possível que estas coexistam concentradas num espaço - a cidade.

O maior erro urbanístico da história de Leiria foi a construção do “Shopping Leiria” fora de Leiria. O Shopping levou muitas das lojas que a cidade tinha no seu centro. A cidade ficou sem as lojas ...e as lojas sem a cidade.

Leiria, desfalcada das suas lojas, definhou e tornou-se um dormitório sem vida urbana. Para conseguir voltar a atrair visitantes a cidade passou ser um palco de intensos e frequentes eventos. Os eventos conseguiram atrair visitantes à cidade. No entanto a frequência e a intensidade destes eventos vieram pôr em causa outras funções da cidade, como o direito ao sossego dos moradores, a circulação ou capacidade de manter em bom estado os espaços públicos e os equipamentos.

Para resolver os conflitos entre as funções urbanas Leiria não pode aceitar como solução deixar simplesmente que o comércio fique localizado no Shopping, que a habitação e os serviços fiquem localizados na periferia e que o centro urbano fique relegado para os eventos ao fim-de-semana. Este modelo nunca conduziria a uma cidade desenvolvida e com qualidade de vida. 

Hoje, que o centro da cidade ganhou alguma vida urbana devido ao crescimento da sua população e da sua economia, torna-se sensato aliviar a carga sobre o centro através de uma redução do ruído, da intensidade e da frequência dos eventos. Também fará sentido passar a realizar alguns dos eventos em outros locais do território concelhio que possuam condições mais adequadas para as necessidades de cada evento. 

Os Leirienses têm discutido com grande interesse esta questão da sua cidade embora surja com alguma frequência o intempestivo “- Estás mal? vai-te embora” fica abaixo do mínimo de convivência urbana necessária para o desenvolvimento de uma cidade. 

Leiria tem de conseguir manter o respeito e o equilíbrio entre as várias funções da cidade para ser o que as cidades boas são: uma festa!