Opinião

Leiria na imprensa estrangeira

12 dez 2021 15:45

A Etnografia é mais do que “folclore”

O Agromuseu Municipal Dona Julinha e a Câmara Municipal de Leiria organizaram, no dia 20 de Novembro, as primeiras Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria 2021, com um leque de oradores, alguns deles internacionais, bastante credenciados em Antropologia, Musicologia, Etnografia, entre outras áreas que estudam a raiz identitária de determinados núcleos povoados.

O evento, com a parceria de várias instituições, algumas deles de ensino, de vários países, recebeu os maiores elogios, alguns deles patentes em vários artigos publicados na imprensa estrangeira, com destaque para os periódicos da América do Sul, já que em Leiria, e na sua região, tirando algumas excelentes excepções, a iniciativa quase que passou despercebida.

Transmitido via internet, para todo o mundo, mesmo assim, as referidas jornadas contaram com 112 inscrições presenciais, mantendo as regras da DGS, e muitas mais online, tendo atingido quase 800 visualizações em diversos países.

Este foi um momento único, ao qual o CEPAE se associou, colaborando na sua organização e divulgação, mostrando que a Etnografia é mais do que “folclore”. Isto é, quando identificamos o folclore apenas como associações que fazem festivais de folclore…

E foi nesse sentido que se conseguiu mostrar que os grupos de folclore podem e fazem muito mais que os referidos festivais.

Nestas jornadas os grupos de folclore do concelho de Leiria marcaram presença e fizeram parte da organização, comprovando, eles próprios, como instituições culturais, que o folclore se deve associar a este género de iniciativas onde académicos e simples conhecedores podem trocar experiências e conhecimento.

O caminho foi lançado. Agora, basta percorrê-lo e esperar que em 2022 as jornadas consigam ter tanto ou mais impacto na imprensa da região como teve na internacional.

Até porque, também estas jornadas podem ser parceiras na divulgação da imprensa chamada local que tanto tem apelado por ajuda… e merece a cooperação de todos nós…

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990