Opinião

Letras | Gramática da Fantasia – Sois Grandes!

8 set 2022 12:39

Temos muitos e bons agentes culturais e de outras lides e de áreas distintas e que acabam por se complementar

Gosto de viver em Leiria. Quando volto de viagem de algum lugar, ainda gosto mais. É certo que muito há a melhorar, e, muito, muito há também a agradecer.

Pesando defeitos e qualidades, prefiro ressaltar o que é bom. Leiria é central, tem boa qualidade de vida, as ruas são limpas e cuidadas tanto quanto possível, há escolas com bons profissionais, há bons médicos e um atendimento médico com profissionais empáticos e super-heróis. Há tolerância e hospitalidade. Há diáspora desperta, que volta muitas vezes com ideias boas e vontades ainda melhores. Há pessoas boas e muito criativas, há ideias, pensamento e vontade de fazer diferente e melhor e é talvez por isso que queiramos sempre melhor para a nossa cidade e para os nossos.

Somos exigentes muitas vezes, somos, mas só assim é que se melhora. E isso é bom se nos torna bem melhores!

Os leirienses de uma maneira geral são ecléticos e há oferta de tudo para todos. Geograficamente somos centrais, chegamos rápido a todo o lado e isso também é bom sobremaneira. Sentimo-nos seguros e de uma maneira geral, sentimos que há quem olhe por nós enquanto cidadãos deste território. Temos muitos e bons agentes culturais e de outras lides e de áreas distintas e que acabam por se complementar.

Se acho que ainda há muita coisa a fazer para que não tenhamos razão para dizer que em Leiria não se passa nada, acho. Mas, e se optarmos sempre por ver o copo meio vazio, fatia em que por vezes me incluo, podemos sempre tentar fazer um pouco melhor… para chegar às estrelas é preciso começar a subir os degraus…

Mas hoje queria deixar um enorme louvor àqueles, e são muitos, que trabalham resilientes para pôr Leiria no mapa daquilo que de melhor se faz worldwide e não só para pôr o nome de Leiria worldwide, mas para deixar os leirienses e quem nos visita, mais completos, mais felizes, a transbordar de experiências boas que nos ficam na pele como camadas e que transformam quem faz, quem se envolve e quem recebe ou frui. Sois tantos e tão bons que colocar aqui nomes esgotaria os caracteres deste espaço e certamente do JORNAL DE LEIRIA. Sabeis quem são e o que valem… e quando tiverem dúvidas olhem em frente e continuem.

Sois grandes! Grandes não, sois gigantes, sois todos os maiores!