Opinião

Letras | O vício dos livros de Afonso Cruz

9 fev 2022 20:00

Pequenas narrativas criadas a partir do espantoso conhecimento cultural e literário do autor, das suas muitas viagens, das suas experiências, dos seus encontros com autores

Quando em abril passado vi na livraria este título O vício dos livros, não pude resistir a comprá-lo, mais ainda tratando-se da escrita de Afonso Cruz, o meu preferido da geração dos chamados jovens escritores. É que comigo acontece que, atraída magneticamente para as livrarias, parece que determinados livros se me agarram às mãos e dificilmente saio de lá sem que eles de mim se descolem…

Tratando-se de um simpático livrinho de cento e poucas páginas composto por pequenos textos “em que a literatura tem protagonismo”, dirigido a “quem tem ou poderá vir a ter o vício dos livros” — como o definiu o próprio autor – poderá ser um livro de cabeceira que se vai lendo para desfastio de outros bem mais longos e mais pesados. Não se pense porém, estarmos perante textos de mero entretenimento. São pequenas narrativas criadas a partir do espantoso conhecimento cultural e literário do autor, das suas muitas viagens, das suas experiências, dos seus encontros com autores que nos são quase desconhecidos.

Para além disso – que não é pouco – temos de contar com a beleza da sua escrita, a naturalidade da narração, a escolha poética da palavra, a leveza da metáfora, sem esquecer a originalidade algo perturbadora dos seus títulos. Reflexões sobre a leitura, os leitores, as personagens, mas sobretudo, são, muitos deles – todos, diria mesmo – textos poéticos em defesa da poesia. (De notar que em ‘alta’ literatura, todo o texto é poético…) Para esse desígnio concorrem textos como: «Mas a poesia também salva cidades e liberta escravos» (p. 32); «A questão do gato morto» (p. 71); «A falta que faz um Homero» (p. 90); «Por amor de um verso» (p. 99) Sem desmerecer as restantes, devo aqui iluminar algumas que, por exemplo, nos contam a maravilha do episódio de Kafka e da menina que perdeu a boneca (p. 20); o encanto de «O terceiro pulmão de Bagdade» (p. 54) a capital do massacrado Iraque onde existe uma rua feita de livros, onde «um número impressionante de livrarias e alfarrabistas preenche os dois lados da rua, que tem sido, desde há séculos, refúgio e luar de encontro para artistas dos vários credos e origens.»; «Feridas abertas» (P. 50) que refere aquele poeta anónimo que disse que «se fosse realmente um poeta, teria podido evitar a Segunda Guerra Mundial» e acrescenta que «os poetas deveriam manter abertas as vias de acesso entre os homens». «Pode ser que a Segunda Guerra Mundial tenha sido uma catástrofe que escapou ao exercício poético de manter as vias de acesso entre pessoas».

Não deixar de ler pelo menos as crónicas «O vício dos livros» (p. 61), que tão bem discorre sobre o fenómeno da leitura; e «Porque não há muitos leitores» (p. 78) que apresenta as várias desculpas que as pessoas arranjam para não lerem.

E eu, amante de gatos, como o foram e são os grandes escritores, recomendo a leitura do texto «Gatos» (p.88) a quem quiser muito abraçar a ofício de escritor.