Opinião

Letras | Uma Viagem Ilustrada pela Islândia e Inglaterra, Mara Mures

6 dez 2023 14:32

A sensação de aventura sente-se em cada página, e descobrimos que a dor é muito menor do que aquela que nos surgia a cada notícia sobre a SARS-CoV-2

Esta é uma jovem ilustradora e artista plástica da região de Leiria, mais precisamente da Bajouca, de onde brota nesta nova geração um conjunto de artistas em diversas áreas (artes plásticas, música, etc.) e que publicou após o verão de 2021, ilustrações de uma viagem em período de restrições pandémicas, com a natureza e a liberdade como pano de fundo.

Já conhecida pelas grandes viagens, também alia a escalada às ilustrações em guache e aguarela, bem como elementos naturais que vai recolhendo e usando nas mesmas, fez já uma nova viagem de bicicleta de 17.000 km pela América do Sul. Estará já a preparar a próxima viagem e está a promover a angariação de fundos para comprar uma nova bicicleta. Sigam-na em @muresmara no Instagram onde poderão comprar este livro e aceder ao link para o gofund.me.

Uma artista com sorriso fácil e com um entusiasmo pela vida que tão coloridamente nos transporta com ela e com a sua escrita em formato de diário de bordo neste livro em tamanho A5, com 86 páginas e em que o miolo é todo feito com papel reciclado.

Desde a primeira página, que somos convidados a fazer aquele “interrail” que nos dança no imaginário juvenil, e a abraçar a liberdade numa época onde ela esteve tão limitada ou comprometida. A sensação de aventura sente-se em cada página, e descobrimos que a dor é muito menor do que aquela que nos surgia a cada notícia sobre a SARS-CoV-2, ainda que se sinta as distâncias tão vívidas nos seus relatos. Mas a contemplação, respirar o ar puro, admirar as pessoas que sorriam, recolha de plantas e elementos para as suas pinturas, fizeram-na manter-se sempre na senda do entusiasmo.

Este é o relato que nos faz acreditar em tudo o que há de bom na juventude, e na liberdade de ir. Poético! Na mesma semana em que comemoramos a vida de Cesariny, “Ama como a estrada começa”.