Opinião

Literatura | Gramática da Fantasia - Para uma explicação breve da Carta Universal dos Direitos Humanos 

7 jun 2020 20:00

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 1.º

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Como sinto que no século XXI continuam a grassar diariamente as iliteracias em muitos campos humanos e sociais, num desrespeito incontestável pelos direitos humanos, e dado que neste espaço deveria falar de livros ou de literatura, preocupando-me a narrativa que se inscreve na história dos últimos acontecimentos, vou começar por sugerir a alguns a consulta de um dicionário, para a interpretação do artigo 1ª inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos (não propriamente para vocês que me leem,  mas como um dispositivo que podem facultar a alguns prevaricadores). Vejamos então : TODOS : nome masculino plural, a humanidade, toda a gente; SERES: Aquilo que é, que existe, o ente humano, existência, vida…Até aqui parece-me claro e fácil de entender…TODA A GENTE QUE VIVE …TEM DIREITOS… Os direitos humanos que segundo a UNICEF “são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles.”. Prossigamos para DOTADOS DE RAZÃO , expressão que remete para um indivíduo que está na posse de um conjunto das faculdades intelectuais, tais como a compreensão , inteligência e a capacidade para decidir e de agir de modo lógico.

Decifrando CONSCIÊNCIA podemos encontrar o seguinte: Faculdade da razão julgar os próprios actos ou o que é certo ou errado do ponto de vista moral. Até aqui parece-me claro como o nascer do sol num dia de verão…

Avancemos então: DEVEM AGIR UNS PARA COM OS OUTROS EM ESPIRITO DE FRATERNIDADE : DEVER: Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência, Obrigação…e por último ESPÍRITO DE FRATERNIDADE que significa um ato de amor ou afecto em relação ao próximo, remetendo para a boa convivência ou harmonia entre as pessoas.

Ora bem, parece fácil não é? Toda a gente tem direitos e deveres e uma vez que somos seres pensantes devemos agir uns com os outros com respeito e em boa convivência… 

Não nos desculpemos com pandemias que possam tentar justificar as incongruências do super-sónico, ultra-moderno, cosmopolita e intelectual século XXI…

Deixo mais dois artigos da carta dos 30 direitos universais que todo o ser humano deve ter, convidando a fazer o exercício acima…

Artigo 2.º

Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Artigo 3.º

Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

E termino invocando o direito universal à vida e ao oxigénio que respiramos a gritar bem alto : My name is George Floyd ! mas como porta estandarte de outros e outras que têm sofrido na pele e na alma, as iliteracias e a arrogância de outros tantos!