Opinião

Música | A ecologia acústica ao serviço da sustentabilidade

18 ago 2022 20:00

A ecologia acústica não tem de ser diferente da energia hídrica e fóssil até porque também consome recursos. É um caminho por explorar

A 2 de dezembro de 2021 abordei o conceito de ecologia acústica e sugeri uma reflexão para a importância de uma escuta sociológica. O texto assentava na escrita de Carlos Fortuna, professor da Faculdade de Economia de Coimbra, e Prémio Análise Social (2020), pelo artigo “O mundo social do ruído. Contributos para uma abordagem sociológica”.

O ensaio de Fortuna levava para outro excerto, de Goldsmith, que falava na evolução dos sons urbanos para “sons fora do lugar”: dos escapes das motas às colunas bluetooth, o fervor comercial em disputa por via do som e sim, as animações de Natal desta vida (acabei de falar do Natal em pleno agosto, não foi?).

Noutro texto falei da investigadora Raquel Castro (amplamente influenciada por Murray Schafter), que dá conta da forma como o som nos afeta, à sociedade, e a todos os seres e criaturas sejam humanos ou não.

Esta chamada à reflexão foi mal recebida pela edilidade produzindo apenas lugares comuns em forma de choradinho. Peguei nessa experiência e apliquei-a duas vezes em congressos durante este ano, ambos no Porto. A 30 de maio no Combart expus: “O artivismo no antropoceno como estorvo na ecologia da militância política” e a 15 de julho no KISMIF (em inglês): Too soon for the anthropocene agenda?.

Foi durante estas pesquisas que descobri mais a fundo a obra de R. Murray Schafer. Criador dos conceitos de ecologia acústica e esquizofonia, por ocasião da sua morte a 14 agosto 2021, dizia o jornal Público que o autor veio a Portugal à Fundação Calouste Gulbenkian ainda em 1977, voltaria novamente em 2003 (a Coimbra) e regressaria a Lisboa em 2005. Isto significa que não são conceitos novos por cá, simplesmente têm sido ignorados tal como as alterações climáticas, e é por aqui que quero fazer a ponte.

Com fundos da UNESCO (olá Leiria, Cidade Criativa da área da Música), Schafter criou o World Soundscape Project: “Os sons do ambiente estavam a mudar rapidamente, e parecia que ninguém estava a documentar as mudanças”, disse nas suas memórias. Na sua obra maior, Soundscape, procurava “soluções para uma paisagem sonora mais equilibrada, onde a relação entre a comunidade humana e o seu ambiente sonoro é de harmonia”, referenciou o Público.

Isto tudo a propósito de recentes medidas tomadas por algumas autarquias no que se refere à poupança de energia e água que me parecem necessárias. O desafio é transportar estes conceitos também para o campo sonoro em que o desperdício e o excesso não é só material. A ecologia acústica não tem de ser diferente da energia hídrica e fóssil até porque também consome recursos. É um caminho por explorar, mas tal como o clima o foi durante anos, é uma linguagem que teima entrar na agenda política.