Opinião

Música | Arcade Fire – We

8 jun 2022 14:54

O sexto álbum da banda resume estes tempos em 10 temas clássicos, que nos remetem para o melhor que já ouvimos deles

Já lá vão dois anos e tal em pandemia e não há meio de isto dar a volta e regressarmos à estaca zero, sem variantes e subvariantes. Diz-se por aí que, em 2024, o mundo irá estoirar de criatividade, uma espécie de Belle Époque do futuro, sem vírus e sem guerra, e a sociedade irá virar-se para as artes como há muito não se via. Estudos? Previsões? Clickbaites? Veremos. Para já, temos o novo disco dos Arcade Fire a antecipar isso tudo com um registo épico.

We, o sexto álbum da banda resume estes tempos em 10 temas clássicos, que nos remetem para o melhor que já ouvimos deles, ou seja, Funeral, o primeiro trabalho, datado de 2004. Canções bem orelhudas, hinos absolutos, refrões monumentais, fazem parte de We, tal como em Funeral, conseguem levar o ouvinte a querer abraçar toda a gente à sua volta e dançar, dançar, até cair. Nem quero imaginar o que será ouvir este conjunto de canções ao vivo, num contexto pós-pandémico, ou se calhar, até quero. Olá Campo Pequeno, em setembro!

Conheci os Arcade Fire em 2004 na rádio e logo me apressei a ir comprar o disco, que na altura estava a recolher as melhores das críticas, fenómeno equiparado a Is This It dos Strokes – tínhamos ali algo surpreendente. Nem sempre me lembro destes momentos, mas com Funeral, até sei onde o ouvi pela primeira vez, de uma ponta à outra: dentro do carro, estacionado na eira dos meus avós, ali para os lados de Monte Redondo, com vista para os campos verdes daquele paul. A partir dali foi sempre em repetição – que disco!

Seguiram-se mais uns quantos álbuns, Neon Bible e Suburbs, ainda numa linha indie-rock, e mais tarde Reflektor e Everything Now a entrar nos meandros da eletrónica e do disco sound, o que deixou alguns fãs dececionados. Eu fui acompanhando a discografia, com excelentes concertos pelo meio, mas agora a reconciliação é total com We. Até parece que já me estou a ver no concerto, agarrado ao pessoal do lado a cantar And we know that it's time to go, Heard the news on the radio, One last round before we go, Through the pain and the searing glow, And the oxygen is getting low Sing a song that we used to know,One last round before we go, One last round before we go.

Qual We are the Champions, qual quê!