Opinião

Música | O meu primeiro concerto

25 jun 2021 00:00

Não é preciso conhecer o Carlão pessoalmente para perceber que é boa gente, dali só vem boa energia

No passado domingo foi um dia importante para a minha filha, com apenas sete anos assistiu ao seu primeiro concerto com um dos seus ídolos do momento: Carlão ao vivo no Campo Pequeno, em Lisboa.

Já tinha este texto fisgado há algum tempo: escrever sobre a maravilha que é o primeiro concerto, com o Carlão a dar o mote. O que eu não estava à espera é que o assunto desta crónica fosse também um dos pontos altos do concerto, mas já lá vamos.

Isto agora é tudo muito mais à frente. Eu com sete anos via a Filarmónica de Monte Redondo em dia de festa e, e…agora até espetáculos para milhares de pessoas, como o Rock in Rio, são acessíveis a crianças maiores de seis anos. Uma festa.

Mas foi espantoso ver a alegria da minha filha no domingo passado, a aproveitar cada segundo, cada momento, a seguir as coreografias, a apreciar a sala, a acompanhar o público, a ver quem está em palco e a vibrar com cada surpresa (Manel Cruz, Marisa Liz e Stereossauro), cantarolando as músicas que conhecia – “Assobia para o Lado” foi o êxtase, evidentemente.

Um dia marcante que jamais esquecerá.

Tal como acontece com muitos de nós, o primeiro concerto fica gravado.

A minha experiência foi inesquecível e, coincidência, tal como o Carlão, o meu primeiro concerto aconteceu no mesmo local, mas com protagonistas diferentes: em 1987 vi os Lloyd Cole & Commotions no Dramático em Cascais, com o meu pai a deixar-me à porta, e o Carlão viu em 1986 os Iron Maiden, com o irmão, momento este que resultou numa música (1986) que pudemos ouvir no Campo Pequeno.

Naquele dia especial, em 1987, vesti um blazer preto, muito vanguarda, para ver a banda do momento, que até Sartre citava em palco. Tal como a minha filha vibrou com “Assobia para o lado”, lembro-me de ter delirado com o tema “Jennifer she said”, um dos singles do icónico álbum “Mainstream”.

Regressando ao concerto do Carlão, deixem-me vos dizer que foi um belíssimo espetáculo, cheio de dinâmica, boas canções e os convidados a aparecer no momento certo para aquecer a plateia, uma plateia com muitos fãs do programa The Voice Kids, onde Carlão foi júri.

Aliás, três concorrentes, Mia Benita, Nuno Siqueira e Marina Maranhão, foram mesmo ao palco cantar “Na margem”.

Não é preciso conhecer o Carlão pessoalmente para perceber que é boa gente, dali só vem boa energia e isso notou-se bem no concerto, que já está gravado na memória da minha filha – o bilhete já está pendurado na parede do quarto, claro.