Opinião

Música | THE STROKES E O NOVO EASY LISTENING

31 mai 2020 20:00

No final dos anos 90, andávamos todos, ou quase todos, envolvidos com as novas tendências da música eletrónica, das raves ao chill out, e o rock parecia ter desaparecido em 1994 com a morte de Kurt Cobain.

Até que aparecem os White Stripes e, principalmente, os Strokes, em 2001, com o álbum Is This It, a livrar-nos do consumo excessivo de batidas por minuto, que o diga o meu coração, coitado.

Is This It nasceu no meio da elite nova-iorquina e logo a tendência passou a ser outra. O rock voltou a ter lugar de destaque e até se unia livremente à música pop-eletrónica com o electroclash.

Os Dj, muitos à conta dos Strokes, foram ao baú buscar os discos dos Ramones e Television para os misturarem com Kylie Minogue. Valia tudo.

Os Strokes não voltaram a lançar nenhum disco com a importância e qualidade de Is This It, mas foram construindo uma carreira muito interessante e nunca desapareceram verdadeiramente do mapa, lançando pontualmente algumas músicas excelentes em álbuns medianos.

Estão agora de regresso com The New Abnormal, um disco que só pela capa (Bird on Money, 1981, artwork by Jean-Michell Basquiat), já vale a compra.

Depois de Tranquility Base Hotel & Casino, dos Artic Monkeys, ter cortado com as guitarras em alvoroço e ter entrado em sonoridades vintage, com incidência nos anos 70, os Strokes recuperam agora também uma certa pop old school e ambientes dos anos 80, criando um álbum easy listening.

Curiosamente, desde Is This It que não ouvia com tanto agrado um disco da banda nova-iorquina e Tranquility Base Hotel & Casino é mesmo, para mim, o melhor disco dos Artic Monkeys.

The New Abnormal não é tão radical como Tranquility Base Hotel & Casino. Este último rompe com o rock teenager dos Artic Monkeys e até toda a imagem da banda é alterada.

Os Strokes continuam a ser The Strokes (inconfundível baixo e guitarra), mas numa versão menos gritante, apostando mais na harmonia das canções, alguma nostalgia à mistura, e com o falsete de Julian Casablancas a servir muito bem todo o disco – fez-lhe bem o convívio com os Daft Punk, em Instant Crush, embora em The New Abnormal a voz de Casablancas apareça sem grandes efeitos.

Esta rapaziada, que vi ao vivo em Madrid, em pleno hype, a tocar The Modern Age, uma das músicas mais bonitas de sempre, está mais crescida e volta ao topo com um excelente conjunto de nove canções.

Venham os concertos.