Editorial

​Não basta inovar, é preciso cuidar

23 jun 2022 12:00

Centro de BTT perdeu o certificado de homologação conquistado há uma década.

Foram ambos pioneiros no País e estão ambos a degradar-se por falta de manutenção.

Um foi o primeiro Centro de BTT a ser reconhecido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o outro, foi inaugurado com o estatuto de primeiro Ecoparque sensorial em Portugal. 

Chegaram os dois a ser reconhecidos como projectos de elevado potencial para o desenvolvimento da actividade turística no concelho da Batalha e municípios vizinhos, mas ambos sucumbiram à falta de atenção e de investimento público.

O Centro de BTT da aldeia da Pia do Urso, na freguesia de São Mamede, soube-se agora, perdeu o certificado de homologação conquistado há uma década.

O edifício evidencia sinais de quase abandono, os ciclistas queixam-se da falta de limpeza dos trilhos, que, em algumas zonas, ou estão ‘minados’ com silvas, ou são intransponíveis pelo excesso de vegetação.

O Ecoparque, que se saiba, não foi desclassificado.

Mas padece igualmente de algumas enfermidades provocadas pelo desleixo.

O caminho sensorial em madeira poderá já não ser o mais indicado para os principais destinatários: os cegos e as pessoas com visão reduzida.

Há placas informativas incompletas e equipamentos que deixaram de funcionar tal como tinham sido imaginados pelos projectistas.

Em comum, estas duas infra-estruturas têm a particularidade de estarem instaladas na Pia do Urso, a pequena aldeia recuperada, com casas em pedra, premiada pelo Turismo de Portugal e destacada várias vezes em artigos dedicados aos destinos turísticos, às viagens e à inovação.

E, como não há duas sem três, os moradores também se queixam da falta de manutenção no espaço público da localidade ao longo dos últimos anos e dos efeitos que isso pode ter para os negócios familiares ali instalados.

Ciente da capacidade de atracção de turistas destes dois projectos, o novo executivo municipal da Batalha assegurou esta semana ao JORNAL DE LEIRIA ter já efectuado um levantamento das necessidades nas estações sensoriais e iniciado o processo para recuperar a homologação do Centro de BTT.

Espera-se, assim, que a Pia do Urso possa regressar aos seus tempos áureos de aldeia charmosa e acolhedora, em que era referenciada em plataformas de turismo estrangeiras como um dos lugares a não perder numa visita a Portugal.