Opinião

Não será demasiado fácil?

16 set 2019 00:00

Que aprendemos sobre nós próprios através do processo de produzir coisas concretas?

A história que aqui vou recontar, encontrei-a em Richard Sennett, na obra que dedicou ao trabalho manual, The Craftsman (2008). Neste livro, Sennett, que foi aluno de Hanna Arendt, retoma preocupações da sua antiga grande professora (“um bom professor difunde uma explicação satisfatória, enquanto um grande professor origina inquietação, transmite intranquilidade, convida a pensar”), nomeadamente quanto aos limites da criação e uso de tecnologias.

O resultado desta discussão intelectual é um poderoso ensaio, recheado de interpretações estimulantes.

Sennett propõe-se resgatar da marginalização para que foi remetida pelas ciências sociais a cultura material. Que aprendemos sobre nós próprios através do processo de produzir coisas concretas?

Se tiramos prazer desse acto de fazer, se nos preocupamos com as qualidades dessas coisas, é porque afinal podem gerar valores. Talvez só possamos aspirar a uma vida material mais humana se compreendermos melhor a produção das coisas.

Vamos agora à história: a construção do edifício do Museu Guggenheim em Bilbau, por Frank Gehry.

As autoridades encararam a construção deste equipamento público como uma forma de inverter a crise da cidade portuária.

Escolheram Gehry, um arquitecto conhecido pela perspectiva escultórica dos seus trabalhos, desafiando-o a conceber a implantação de um edifício de elevada volumetria próximo de uma linha de água, que não se limitasse a uma caixa de vidro e aço.

Gehry esculpia edifícios com recurso a uma liga de chumbo e cobre, e assim concebeu uma estrutura acolchoada que desfocasse a luz e esbatesse a massa do edifício. Mas esbarrou contra a proibição espanh

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ