Opinião

Natal, a loja do meu pai e uma lista de discos

17 dez 2023 10:39

Há uns anitos que não passo o Natal em Leiria, mas tenho a certeza que, quando o voltar a fazer, vai ser tudo exactamente igual. E isso conforta-me

É sem surpresa que, por estas alturas, irremediavelmente, desperta em mim aquela pontinha de saudades aí da terra. A comida da mãe, os copos e as jantaradas com os amigos, as prendas de última hora, o friozinho insuportável, as sessões natalícias de troca-discos com a Mami, o Johnny e a Tânia num bar qualquer…

Há uns anitos que não passo o Natal em Leiria, mas tenho a certeza que, quando o voltar a fazer, vai ser tudo exactamente igual. E isso conforta-me. A cidade muda, as memórias não. Valha-nos isso. Os meus amigos leirienses continuam a ser os meus melhores amigos e Leiria continua a ser o cenário de muitas das minhas mais queridas recordações.

Vem isto a propósito de uma dessas memórias, surgida do nada quando me sentei a escrever este texto. Tinha ideia de fazer aquela lista definitiva dos discos que mais gostei este ano, até que, sem apelo nem agravo, dei por mim no nº 8 da Comandante Almeida Henriques, num qualquer Dezembro da década de 80, a tentar gravar uma cassete com o melhor do ano, enquanto a clientela da loja de discos do meu pai comprava aquelas que, até hoje, são para mim as melhores prendas: LPs, singles e cheques-disco.

De certezinha absoluta que, muitos de vocês, têm aí por casa um “Thriller”, um “Born in the U.S.A.”, um “Brothers in Arms”, um “Dark Side of the Moon”, ou até mesmo um “Mainstream” com o autocolante da Terceto na parte de trás. Já das cassetes que eu gravava e dessa magnífica azáfama pré-natalícia na loja de discos do meu pai, restam apenas as boas memórias e, agora, este pequeno artigo que era suposto ser uma lista definitiva dos melhores discos do ano.

Deixo-vos 10, só para não darem o vosso tempo como totalmente perdido:

1. Belle & Sebastian - “Late Developers”

2. Ran Ran Ran - “Jo Faig Rànquings, Tu Poemes”

3. Dylan LeBlanc - “Coyote”

4. Lewsberg - “Out and About”

5. Drop Nineteens - “Hard Light”

6. Mujeres - “Desde Flores y entrañas”

7. Vários Artistas - “Moping in Style: A Tribute to Adam Green”

8. Rombo - “Plaers i Terrors del Confort Domestic”

9. The Reds, Pinks and Purples - “The Town That Cursed Your Name”

10. Renaldo & Clara - “La Boca Aigua”