Editorial

Nova etapa

25 mar 2021 17:42

Produzir um jornal todas as semanas, com a qualidade, o rigor e a isenção de que o JORNAL DE LEIRIA se orgulha, é difícil. Já o era antes da Covid-19.

Termino hoje as funções de directora interina do JORNAL DE LEIRIA, que desempenhei nos últimos oito meses. Foi um período de enormes desafios, que obrigaram a superar-me, um período que me permitiu perceber que podemos sempre fazer mais e melhor. Mas que só o conseguimos em equipa, com esforço colectivo.

Produzir um jornal todas as semanas, com a qualidade, o rigor e a isenção de que o JORNAL DE LEIRIA se orgulha, é difícil. Já o era antes da Covid-19.

O paradigma da comunicação social vinha há muito a mudar, a pandemia trouxe mais e novos desafios. O confinamento fez do teletrabalho a regra, obrigando a uma enorme capacidade de organização e de disciplina. Toda a equipa se empenhou ao máximo para que o jornal e os outros produtos, como revistas e suplementos, continuassem a ser publicados com a mesma qualidade. Acreditamos ter conseguido fazê-lo.

As empresas são projectos e pessoas, como fazia questão de dizer amiúde José Ribeiro Vieira, director emérito do JORNAL DE LEIRIA, pelo qual tinha um carinho muito especial. O JORNAL DE LEIRIA continuará a desenvolver novos projectos, e a fazê-lo com as suas pessoas.

À equipa junta-se agora Francisco Pedro, que assumirá as funções de director já a partir de amanhã, e a quem endereço votos de sucesso.

Queremos continuar a fazer mais e melhor. Queremos continuar a ser uma referência na comunicação social regional do País, um semanário conhecido pela qualidade e diversidade das suas edições, pela defesa de causas importantes para a região e pela sua capacidade de mobilizar a sociedade civil para uma discussão informada em torno dessas causas.

A região só poderá continuar a desenvolver-se, a afirmar-se como uma das melhores do País para viver e a manter a sua pujança económica se a sua população for esclarecida, exigente e com espírito crítico.

Contribuir para que tal seja uma realidade tem de ser a missão de qualquer jornal.

É isto que o JORNAL DE LEIRIA vai continuar a fazer. Conta para isso com o profissionalismo da sua equipa e com a ajuda dos seus opinadores, parceiros, clientes e leitores, a quem agradeço todo o apoio.

É cada vez mais importante que a sociedade perceba que os jornais são projectos que têm de ser sustentáveis. A imprensa regional tem um papel de proximidade fundamental e insubstituível. É um pilar da democracia. Sem uma imprensa regional forte, teremos uma democracia fraca. Como bem colectivo que é, tem de ser acarinhada.

Comemora-se em 2021 o Ano da Imprensa Regional, sob o lema Todos precisamos da imprensa regional.

Que possa ser um momento de reflexão e de procura de soluções que assegurem a sustentabilidade dos jornais locais e regionais, uma oportunidade para implementar medidas que reforcem o seu papel, a sua independência e a sua importância no combate às notícias falsas.