Opinião

O 1.º de Maio

6 mai 2016 00:00

Impressões

Escrevo este texto no 1.º de Maio,quando se celebra o dia do trabalhador. Os anos vão passando e o significado desta – e de outras datas – vai-se esbatendo …Mas parece-me incontornável a necessidade de manter vivo na nossa memória o seu significado, transmitindo-o às novas gerações.

E não podemos compreender a razão pela qual se comemora o dia do trabalhador no 1.ºde Maio sem conhecermos a sua História.

Recuemos pois ao dia 1.º de Maio de 1886, dia em que nas ruas de Chicago ocorreu uma manifestação de milhares de trabalhadores que lutavam pela redução da jornada de trabalho para as oito horas diárias.

É necessário recordar que nessa época os direitos laborais não existiam e a jornada de trabalho prolongava-se pelas 13, 16 e até 18horas diárias.

Os trabalhadores não viviam. Limitavam-se a trabalhar, regressando a casa completamente esgotados, sobrando-lhes apenas tempo para dormir. Assim a luta pela jornada das oito horas diárias representou também a luta dos trabalhadores pela sua própria dignidade. Como era de esperar, a manifestação foi reprimida com violência.

Apesar disso a luta prosseguiu nos dias 3 e 4 de Maio, saldando--se na morte e prisão de muitos dos manifestantes.E só três anos mais tarde, em 1890, o Congresso dos Estados Unidos aprovou que a jornada de trabalho fosse reduzida para oito horas diárias.

Em 1889, no Congresso Operário Internacional (ou Associação dostrabalhadores da II internacional) realizado em Paris, fora estabelecido, em homenagemàs vítimas de Chicago, que no 1.º de Maio se organizariam manifestações em prol da jornada de trabalho de oito horas.E assim foi instituído o dia do trabalhador! No entanto só no dia 23 de Abril de 1919 o senado francês aprovou a jornada de oito horas de trabalho.Em Portugal os trabalhadores festejaram o 1ºde Maio logo em 1890.

Mas também só posteriormente o dia 1.º de Maio se tornou numa jornada de luta pelos direitos laborais. E em 1919 foi consagrada na lei a jornada de oito horas para os trabalhadores do comércio e da indústria. Mas, durante a ditadura, foram nesse dia proibidas e reprimidas todas as manifestações.

*Advogada
*Segue as regras do Acordo Ortográfico 1990

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo